Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como tratar hematomas e machucados?

Pontos chave:
1. A maioria dos hematomas se cura por conta própria, mudando de cor de vermelho para verde ou amarelo. Aplique compressas frias e pomada anti-inflamatória para aliviar a dor e confortar a criança.
2. Contate um médico se a criança sofrer um forte golpe na cabeça com um hematoma atrás das orelhas ou suspeita de crânio fraturado. Além disso, busque aconselhamento médico se a dor persistir por mais de 24 horas, se os movimentos forem afetados ou se o hematoma parecer incomum. Confie nos seus instintos e priorize o bem-estar da sua família.

Neste estágio de desenvolvimento, seu bebê já se movimenta bastante. Qualquer espaço é como um parque de diversões, e ele está sempre pronto para brincar! Sua coordenação motora ainda está desenvolvendo aos poucos, mas isso não irá impedi-lo de explorar o ambiente. Os hematomas e os machucados são muito comuns e difíceis de serem evitados. Aqui vão algumas dicas para ajudá-la a cuidar deles!

Como eu cuido de um hematoma ou um machucado?

X
banner kinedu saúde

Os machucados, em sua maioria, não dóem, e normalmente se curam sozinhos com o tempo. Nos hematomas, como o sangramento ocorre sob a pele, não há risco de infecção, mas alguns cuidados podem ser necessários, especialmente se o seu bebê estiver com dor. À medida que se curam, os hematomas mudam de cor, e a sensibilidade ao toque diminui. Se o hematoma estiver vermelho, pode ser mais doloroso ao toque, mas, à medida que se torna roxo ou azul e, por fim, verde ou amarelo, a dor diminuirá. Se seu filho estiver desconfortável, alivie a inflamação com os seguintes passos:

  1. Aplique uma compressa fria ou uma bolsa de gelo sobre o hematoma por cerca de 10 a 15 minutos. Distraia seu filho durante esse tempo, fazendo cócegas ou até mesmo contando uma história.
  2. Se, depois disso, ele ainda estiver com dor, aplique um pouco de pomada anti-inflamatória sobre a área afetada. Peça para o seu médico recomendar uma pomada, e tenha-a sempre em casa.
  3. Se o hematoma for grande, coloque um pano quente sobre ele 48 horas depois de aplicar a compressa fria.
  4. Hematomas se curam sozinhos em até 4 semanas, depois de passarem por toda a gama de cores que sinalizam a cura.
  5. Tenha em mente que as crianças olham para nós após um tropeço para ver nossa reação. Tente manter a calma e responda de acordo com a situação. Desta forma, seu filho se sentirá seguro e não ficará assustado. O melhor remédio para qualquer machucado ou hematoma é o amor, então dê muitos abraços e beijos no seu filho!

Quando devo entrar em contato com meu médico?

Entre em contato com o seu médico se o seu filho tiver batido a cabeça com força, caído de um lugar relativamente alto ou sofrido um acidente de grande impacto. Vá ao médico se:

  • A batida na cabeça causou um hematoma atrás das orelhas ou você acha que seu filho pode ter fraturado o crânio;
  • Se a dor for muito forte e persistir por mais de 24 horas, mesmo sem a área afetada ser tocada;
  • Se seu filho parou de usar a parte do corpo atingida e não consegue movê-la;
  • Se o hematoma parece estranho.

Finalmente, lembre-se de que os tombos são naturais e, na maioria das vezes, inofensivos. Por isso, mantenha a calma e confie nos seus instintos para garantir o bem-estar do seu filho. Lembre-se também que, se a queda causar um arranhão, é importante limpar a área com água morna e usar sabão na área ao redor do corte.

Artigos Relacionados