X
X

Hematomas e machucados

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Neste estágio de desenvolvimento, seu bebê já se movimenta bastante. Qualquer espaço é como um parque de diversões, e ele está sempre pronto para brincar! Sua coordenação motora ainda está desenvolvendo aos poucos, mas isso não irá impedi-lo de explorar o ambiente. Os hematomas e os machucados são muito comuns e difíceis de serem evitados. Aqui vão algumas dicas para ajudá-la a cuidar deles!

Como eu cuido de um hematoma ou um machucado?

Os machucados, em sua maioria, não dóem, e normalmente se curam sozinhos com o tempo. Nos hematomas, como o sangramento ocorre sob a pele, não há risco de infecção, mas alguns cuidados podem ser necessários, especialmente se o seu bebê estiver com dor. À medida que se curam, os hematomas mudam de cor, e a sensibilidade ao toque diminui. Se o hematoma estiver vermelho, pode ser mais doloroso ao toque, mas, à medida que se torna roxo ou azul e, por fim, verde ou amarelo, a dor diminuirá. Se seu filho estiver desconfortável, alivie a inflamação com os seguintes passos:

X
banner kinedu saúde
  1. Aplique uma compressa fria ou uma bolsa de gelo sobre o hematoma por cerca de 10 a 15 minutos. Distraia seu filho durante esse tempo, fazendo cócegas ou até mesmo contando uma história.

  2. Se, depois disso, ele ainda estiver com dor, aplique um pouco de pomada anti-inflamatória sobre a área afetada. Peça para o seu médico recomendar uma pomada, e tenha-a sempre em casa.

  3. Se o hematoma for grande, coloque um pano quente sobre ele 48 horas depois de aplicar a compressa fria.

  4. Hematomas se curam sozinhos em até 4 semanas, depois de passarem por toda a gama de cores que sinalizam a cura.

  5. Tenha em mente que as crianças olham para nós após um tropeço para ver nossa reação. Tente manter a calma e responda de acordo com a situação. Desta forma, seu filho se sentirá seguro e não ficará assustado. O melhor remédio para qualquer machucado ou hematoma é o amor, então dê muitos abraços e beijos no seu filho!

Quando devo entrar em contato com meu médico?

Entre em contato com o seu médico se o seu filho tiver batido a cabeça com força, caído de um lugar relativamente alto ou sofrido um acidente de grande impacto. Vá ao médico se:

  • A batida na cabeça causou um hematoma atrás das orelhas ou você acha que seu filho pode ter fraturado o crânio;

  • Se a dor for muito forte e persistir por mais de 24 horas, mesmo sem a área afetada ser tocada;

  • Se seu filho parou de usar a parte do corpo atingida e não consegue movê-la;

  • Se o hematoma parece estranho.

Finalmente, lembre-se de que os tombos são naturais e, na maioria das vezes, inofensivos. Por isso, mantenha a calma e confie nos seus instintos para garantir o bem-estar do seu filho. Lembre-se também que, se a queda causar um arranhão, é importante limpar a área com água morna e usar sabão na área ao redor do corte.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!