Hora do chá: Posso tomar chá durante a gravidez?

O chá tem se tornado muito popular ultimamente. Com diversas opções disponíveis nas prateleiras dos supermercados e nos cardápios de cafeterias e casas de chá, é difícil saber qual deles é seguro para consumir durante a gravidez. Para começar, devemos distinguir entre o chá que contém cafeína e o chá herbal, que é feito com ervas ou flores diversas. Os cafeinados incluem o chá verde, chá preto, chá mate e qualquer variedade que contenha cafeína. Já os herbais não possuem essa substância e, normalmente, podem ser consumidos com segurança durante a gravidez. Se beber chá com cafeína, não exceda o consumo máximo de 200-300 mg dessa substância por dia. E se você é um amante desse tipo de chá ou café, tente reduzir seu consumo e prefira os herbais.

Benefícios de beber chás herbais

Nós temos boas notícias! Algumas infusões são benéficas durante a gravidez porque ajudam a relaxar e contêm vitaminas e minerais. Mas, como existem centenas de tipos de chás herbais no mercado, é importante que você converse com o seu médico sobre quais você gosta para que ele possa ajudá-la a escolher marcas de chás e infusões que são mais seguras. Além disso, leve em conta que, embora sejam benéficos e naturais, você deve beber a quantidade recomendada e não exagerar.

Além da água, a bebida ideal, as infusões são uma opção melhor do que as bebidas com cafeína ou, pior, com refrigerantes. As bebidas cafeinadas têm efeitos diuréticos que podem causar desidratação, enquanto as herbais não costumam fazer isso. Na verdade, a maioria dos chás de ervas contém antioxidantes, tem efeitos relaxantes e ajuda a reduzir a náusea ou a preparar o útero para o trabalho de parto.

Então, quais chás são seguros?

• Gengibre: diminui a náusea e ajuda a digestão

• Urtiga: contém ferro, magnésio e cálcio

• Folha de framboesa: prepara o útero para o parto e previne a hemorragia pós-parto

• Menta: diminui a náusea e a dor de estômago

• Rooibos: é cheio de antioxidantes e ajuda no refluxo, um sintoma muito comum da gravidez

• Dente-de-leão: tem um efeito diurético leve que ajuda a liberar a retenção de líquidos no final da gravidez

Quais devem ser evitados?

• Chás com cafeína: verde, preto, mate, Oolong, Earl Grey

• Infusões com erva-de-São-João, ginseng, mil-folhas, alcaçuz e camomila (somente em caso de hipersensibilidade ou alergia a essa erva).