X
X

Ideias para estimular a destreza com os dedos do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), a destreza das mãos e dos dedos refere-se à capacidade de uma pessoa de manipular objetos usando movimentos coordenados da mão e dos dedos. Ter uma boa destreza dos dedos requer que os sistemas ósseos, musculares e neurais da criança trabalhem juntos para realizar os movimentos precisos necessários para agarrar, apertar, segurar, puxar ou fazer outros movimentos manuais que, como adultos, fazemos todos os dias de forma automática.

X
banner kinedu desenvolvimento

Por volta dos 36 meses de idade, você começará a perceber que o seu filho se envolve mais ativamente com os objetos que o cercam e interage com movimentos manuais mais precisos e controlados. Por exemplo, ele conseguirá virar as páginas de um livro uma por uma, fazer formas com massinha ou até mesmo usar a tesoura ou outras ferramentas sob sua supervisão. Estas são algumas atividades que você pode fazer com o seu filho para ajudá-lo a desenvolver a coordenação das mãos e dos dedos:

– Fazer colares com massa seca de macarrão.
– Brincar com massinha. Fazer animais usando massinha e outros materiais, como limpadores de cachimbo ou glitter, pode ser uma atividade divertida.
– Escrever na areia.
– Cortar formas grandes e ocas de papelão para que o seu filho as envolva com fios de lã ou fitas. Esta é uma tarefa ótima para diferentes épocas festivas ao longo do ano, você só precisa cortar figuras de estrelas ou corações.
– Praticar abotoar e desabotoar botões e abrir e fechar grandes zíperes.
– Usar os dedos para pintar. Se o seu filho já fizer isso com destreza, sugira que ele use cotonetes.
– Deixar que ele ajude na cozinha quando você fizer biscoitos e pedir para que corte a massa já aberta usando cortadores de massa.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!