Pontos chave:
- As crianças podem demonstrar seletividade alimentar porque estão explorando limites, têm preferências de gosto ou têm dificuldade para experimentar coisas novas.
- A Academia Americana de Pediatria recomenda a introdução de novos alimentos a crianças de 36 a 48 meses, que estão começando a comer de forma mais independente, para promover hábitos alimentares mais saudáveis.
- Incentivar as crianças a experimentar novos alimentos, apresentando-os a uma temperatura confortável e permitindo a exploração por meio do tato, do olfato e de pequenas mordidas, pode ajudá-las a aprender a aceitar novos alimentos.
- Envolver as crianças no planejamento das refeições, torná-las interessantes e divertidas, comunicar sem distrações e elogiar o progresso e os esforços pode criar uma experiência positiva na hora das refeições.
Há muitos motivos que podem levar o seu filho a ficar “chato para comer”. Ele pode estar explorando o quanto consegue desafiar as regras e limites que foram impostos a ele, pode realmente odiar o sabor ou textura de um alimento ou talvez só ache difícil experimentar coisas novas. Isso acontece muito entre 36 e 48 meses de idade porque, segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), nessa idade, as crianças começam a comer de forma mais independente usando talheres e copos sem tampa.
Neste artigo, apresentamos algumas ideias de como incentivar o seu filho a experimentar novos sabores e alimentos, respeitando os esforços dele para estabelecer independência e autonomia na hora de comer:
– Mostre a ele que você come uma variedade de alimentos saudáveis.
– Combine novos alimentos com aqueles que ele já conhece e gosta. Introduza um novo item de cada vez.
– Leve o seu filho a um pomar ou mercado.
– Certifique-se de servir a comida na temperatura adequada.
– Quando apresentar um novo alimento, incentive a exploração. Deixe o seu filho tocar a comida, cheirar e dar uma pequena mordida. Em pequenos passos se chega longe.
– Exponha-o a novos alimentos e continue oferecendo-os várias vezes durante as semanas seguintes. Pesquisas indicam que esta é a melhor maneira de o seu filho aprender a aceitar coisas novas.
– Peça para ele ser seu ajudante de cozinha. Deixe que ele faça tarefas simples enquanto você prepara algo, como misturar ingredientes ou enrolar massas.
– Faça refeições divertidas e interessantes. Misture cores e formas no prato para deixá-lo mais atraente.
– Transforme o horário das refeições em um momento de comunicação sem distrações.
– Incentive-o a experimentar o que estiver no prato, mas não o force a comer tudo. Assim a experiência será mais positiva, evitando a disputa por poder e ajudando o seu filho a entender os sinais de fome e saciedade.
– Elogie o progresso e reconheça os esforços do seu filho.