X
X

Independência na mesa: dicas para facilitar a hora de comer

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Há muitos motivos que podem levar o seu filho a ficar “chato para comer”. Ele pode estar explorando o quanto consegue desafiar as regras e limites que foram impostos a ele, pode realmente odiar o sabor ou textura de um alimento ou talvez só ache difícil experimentar coisas novas. Isso acontece muito entre 36 e 48 meses de idade porque, segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), nessa idade, as crianças começam a comer de forma mais independente usando talheres e copos sem tampa.

Neste artigo, apresentamos algumas ideias de como incentivar o seu filho a experimentar novos sabores e alimentos, respeitando os esforços dele para estabelecer independência e autonomia na hora de comer:

– Mostre a ele que você come uma variedade de alimentos saudáveis.

– Combine novos alimentos com aqueles que ele já conhece e gosta. Introduza um novo item de cada vez.

– Leve o seu filho a um pomar ou mercado.

– Certifique-se de servir a comida na temperatura adequada.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Quando apresentar um novo alimento, incentive a exploração. Deixe o seu filho tocar a comida, cheirar e dar uma pequena mordida. Em pequenos passos se chega longe.

– Exponha-o a novos alimentos e continue oferecendo-os várias vezes durante as semanas seguintes. Pesquisas indicam que esta é a melhor maneira de o seu filho aprender a aceitar coisas novas.

– Peça para ele ser seu ajudante de cozinha. Deixe que ele faça tarefas simples enquanto você prepara algo, como misturar ingredientes ou enrolar massas.

– Faça refeições divertidas e interessantes. Misture cores e formas no prato para deixá-lo mais atraente.

– Transforme o horário das refeições em um momento de comunicação sem distrações.

– Incentive-o a experimentar o que estiver no prato, mas não o force a comer tudo. Assim a experiência será mais positiva, evitando a disputa por poder e ajudando o seu filho a entender os sinais de fome e saciedade.

– Elogie o progresso e reconheça os esforços do seu filho.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!