Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas para facilitar a hora de comer

Pontos chave:

  1. As crianças podem demonstrar seletividade alimentar porque estão explorando limites, têm preferências de gosto ou têm dificuldade para experimentar coisas novas.
  2. A Academia Americana de Pediatria recomenda a introdução de novos alimentos a crianças de 36 a 48 meses, que estão começando a comer de forma mais independente, para promover hábitos alimentares mais saudáveis.
  3. Incentivar as crianças a experimentar novos alimentos, apresentando-os a uma temperatura confortável e permitindo a exploração por meio do tato, do olfato e de pequenas mordidas, pode ajudá-las a aprender a aceitar novos alimentos.
  4. Envolver as crianças no planejamento das refeições, torná-las interessantes e divertidas, comunicar sem distrações e elogiar o progresso e os esforços pode criar uma experiência positiva na hora das refeições.

Há muitos motivos que podem levar o seu filho a ficar “chato para comer”. Ele pode estar explorando o quanto consegue desafiar as regras e limites que foram impostos a ele, pode realmente odiar o sabor ou textura de um alimento ou talvez só ache difícil experimentar coisas novas. Isso acontece muito entre 36 e 48 meses de idade porque, segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), nessa idade, as crianças começam a comer de forma mais independente usando talheres e copos sem tampa.

Neste artigo, apresentamos algumas ideias de como incentivar o seu filho a experimentar novos sabores e alimentos, respeitando os esforços dele para estabelecer independência e autonomia na hora de comer:

– Mostre a ele que você come uma variedade de alimentos saudáveis.

– Combine novos alimentos com aqueles que ele já conhece e gosta. Introduza um novo item de cada vez.

– Leve o seu filho a um pomar ou mercado.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Certifique-se de servir a comida na temperatura adequada.

– Quando apresentar um novo alimento, incentive a exploração. Deixe o seu filho tocar a comida, cheirar e dar uma pequena mordida. Em pequenos passos se chega longe.

– Exponha-o a novos alimentos e continue oferecendo-os várias vezes durante as semanas seguintes. Pesquisas indicam que esta é a melhor maneira de o seu filho aprender a aceitar coisas novas.

– Peça para ele ser seu ajudante de cozinha. Deixe que ele faça tarefas simples enquanto você prepara algo, como misturar ingredientes ou enrolar massas.

– Faça refeições divertidas e interessantes. Misture cores e formas no prato para deixá-lo mais atraente.

– Transforme o horário das refeições em um momento de comunicação sem distrações.

– Incentive-o a experimentar o que estiver no prato, mas não o force a comer tudo. Assim a experiência será mais positiva, evitando a disputa por poder e ajudando o seu filho a entender os sinais de fome e saciedade.

– Elogie o progresso e reconheça os esforços do seu filho.

Artigos Relacionados