Sabemos que o desconhecido pode dar medo, mas, para estar no auge dessa jornada, nada melhor do que algumas técnicas relaxantes e de atenção plena para reduzir a ansiedade e o estresse.
Vamos ao ponto: quando o seu bebê estiver prestes a nascer, prepare-se mentalmente para o parto. A ansiedade e o medo são normais, mas não os deixe ser seus inimigos nesse momento crucial. Respire fundo! Entre cada contração há um tempinho de calma, aproveite para estar presente e parar de se preocupar com o passado ou o futuro. Você consegue lidar com isso! Respirar pelo nariz e soltar pela boca vai te dar a calma que você precisa.
Mas lembre-se: nem sempre é possível controlar tudo. Se as coisas saírem do controle e os planos mudarem, não se desespere. O importante é que você e seu bebê estejam bem. É normal se sentir triste ou desapontada, mas expresse isso! Depois, respire e volte ao presente. O seu pequeno está prestes a nascer, e você não vai querer perder toda a emoção deste momento por estar apegada a um plano!
A atenção plena é como surfar: pegue aquela onda e deixe-se levar! Cada momento é único, mas deixar as coisas fluirem vai te ajudar a se estressar menos. Claro, às vezes você vai cair da prancha, mas lembre-se de que tudo é temporário.
Então, futura mamãe, pegue aquela onda de experiência, aproveite o momento e dê o seu melhor!