Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como evitar intoxicação alimentar?

intoxicação alimentar na gravidez

Hoje vamos falar de algo não tão bonito, mas necessário! Sim, intoxicações alimentares. A intoxicação alimentar pode ocorrer quando você come algo estragado, contaminado com bactérias, vírus ou substâncias ruins, e depois vem o combo de náusea, vômito ou diarreia.

Quando você está nessa jornada da maternidade, a intoxicação alimentar pode ser confundida com os típicos enjoos matinais ou algum outro problema no estômago. Mas se os sintomas te pegam de surpresa, parecem diferentes dos seus enjoos habituais, ou se você se arriscou com uma comida com data de validade vencida, pode ser que você tenha ficado doente.

Fique tranquila, o mais importante é manter o seu bebê seguro. Em geral, uma intoxicação não afeta o pequeno que está a caminho, mesmo que você se sinta como um carro velho sem freios. Mas cuidado, algumas bactérias, como a Listeria, podem ser perigosas para o pequenino. Felizmente, é raro pegá-las se você evitar alimentos crus e não pasteurizados.

Agora, como combater essa condição? O mais importante é evitar a desidratação; beba água como se não houvesse amanhã! Tome pequenos goles no começo e, depois, aumente a quantidade. Você pode misturar uma bebida energética com água para repor os eletrólitos perdidos, mas não exagere no açúcar!

X
banner kinedu prenatal pt

Obviamente, consulte seu médico, que lhe dará instruções para se livrar dessa intoxicação alimentar irritante. Se você se sentir como um cacto no deserto, e os vômitos e diarreia não derem trégua, talvez você precise de alguns fluidos intravenosos.

Para evitar essa experiência desagradável, aqui vão algumas dicas:

*Nada de alimentos crus. Cozinhe tudo bem!
*Mantenha os alimentos crus separados das coisas prontas para comer.
*Tenha cuidado com a temperatura e refrigere ou congele os alimentos.
*Mãos limpas, barriga feliz! Lave as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro.
*Use pratos e talheres bem limpinhos.
*Aqueça os embutidos antes de devorá-los (mas tente evitá-los, é claro).
*Frutas, verduras e legumes também merecem um banho.
*E atenção para a data de validade, não a ignore.
*Mesmo que seja tentador, é melhor evitar comer fora de casa.

Lembre-se: a saúde vem em primeiro lugar! Então, cuide-se bem e aproveite a jornada da maternidade sem sustos desnecessários.

Artigos Relacionados