Sabemos que quando esse pequenino chegar, será motivo de pura emoção e alegria para suas famílias. Mas durante a gravidez, é importante estabelecer limites com os avós e sogros. Todo mundo terá opiniões diferentes e se achará especialista em criar bebês! Pode ser bem desafiador!
Definir regras claras com seus próprios pais pode ser moleza, porque você os conhece desde que nasceu e sabe como negociar com eles. Esses truques familiares você já domina! Mas falar com a família do seu parceiro pode ser um pouco mais complicado. Cuidado para não magoá-los ou fazê-los se sentirem excluídos!
O primeiro passo é entrar em acordo com seu parceiro sobre como lidar com as opiniões dos parentes e quanto envolvimento desejam na vida do bebê.
O mais importante é chegar a um acordo em que todos estejam contentes. Seus pais e sogros querem o melhor para o bebê e vão bombardeá-los com conselhos que funcionaram para eles há séculos. Mas lembre-se, os tempos mudam e há novos truques para tudo! Agradeça suas intenções, mas deixe claro que você toma as decisões.
Se algo não lhe agrada, aqui vão algumas dicas:
* Diga a eles que segue as orientações do médico. Talvez aceitem isso mais facilmente!
* Seja firme em sua posição e não se sinta obrigada a convencê-los. Você sabe o que está fazendo.
* Se ultrapassarem os limites, deixe claro de forma empática que se sentiu incomodada.
* Ignore comentários chatos e desagradáveis! Não vale a pena entrar em uma guerra.
* Nunca diga que os conselhos deles não são bem-vindos; não é preciso criar tensões.
Todo mundo está empolgado com a chegada do bebê, especialmente os futuros avós! É ótimo que eles queiram ajudar e que se preocupem com o pequenino. Aconselhamos que os incluam em sua rede de apoio e estabeleçam a dinâmica que funcione melhor para você, seu parceiro, seu bebê e eles.
Uma resposta