X
X

Linguagem receptiva: o que o seu filho de dois anos entende

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O desenvolvimento da linguagem do seu filho de dois anos está florescendo. Provavelmente, agora ele tem um vocabulário ativo de pouco mais de 50 palavras e entende quase tudo o que você diz. Isso é chamado de linguagem receptiva, a capacidade de entender o significado das palavras. Especificamente nesta idade, as crianças entendem entre 200 e 300 palavras e adicionam cerca de 10 novas palavras por dia ao seu vocabulário. Quando o seu filho completar 3 anos, o vocabulário dele terá se expandido, chegando a cerca de 900 palavras, incluindo adjetivos, verbos comuns e preposições como “acima” ou “abaixo”.

A linguagem receptiva das crianças se desenvolve à medida que elas recebem informações do ambiente (seja no dia a dia, sugestões visuais, sons, palavras ouvidas, palavras escritas, etc.). Elas estão absorvendo e aprendendo constantemente. As bases do desenvolvimento que a linguagem receptiva precisa são a atenção e a concentração, a comunicação por gestos e as habilidades sociais e de jogo (como participar por iniciativa própria em qualquer atividade).

Você sente que seu filho não entende o que você está dizendo? Experimente fazer o seguinte para ajudá-lo a desenvolver a linguagem receptiva:

– Fique cara a cara com ele e faça contato visual antes de dar uma instrução, certifique-se de que ele esteja prestando atenção.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Quando falar com ele, use palavras um pouco mais avançadas do que a linguagem expressiva dele ou as palavras que ele normalmente usa.

– Use linguagem corporal e expressões faciais para ajudá-lo a entender visualmente o que você está dizendo.

– Evite distrações, desligando sons de fundo, como televisão ou rádio, quando estiver falando.

– Incentive-o a pedir que você esclareça algo ou repita o que disse se ele não entendeu da primeira vez.

Agora que você sabe que ele entende quase tudo o que você diz, é melhor levar isso em conta quando for falar sobre o seu filho enquanto ele estiver por perto.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!