X
X

Marcos da linguagem: aprendendo a usar pronomes

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Pronomes são palavras =usadas para substituir nomes ou substantivos. Eles fornecem informações sobre o gênero e o número de pessoas ou objetos aos quais você está se referindo. Existem diferentes tipos de pronomes. Os pronomes pessoais retos – como eu, tu, ele, nós, vós e eles – servem como sujeitos de uma oração. Por exemplo, “nós fomos ao parque”. Por outro lado, pronomes pessoais oblíquos – como me, te, se, nos, vos – são usados como complementos (objetos diretos ou indiretos) em frases. Por exemplo, “o bebê me ama muito”. Normalmente, as crianças aprendem a usar pronomes pessoais retos antes dos oblíquos, mas, quando completam três anos, já usam os dois.

X
banner kinedu desenvolvimento

Os pronomes parecem palavras simples, mas, na realidade, são complexos e difíceis de entender, pois marcam uma diferença entre quem está falando e os outros. Além disso, os termos mudam dependendo de quem está usando! Com o tempo, o seu filho irá praticar e aprender as regras de uso, até que, um dia, falar usando os pronomes corretamente será natural para ele. Enquanto isso, lembre-se de que é normal que ele os use incorretamente de vez em quando, principalmente quando combinados com verbos e outros substantivos, ou quando se referir a si mesmo.

Se você quer ajudar o seu filho a usar corretamente os pronomes, a primeira coisa a fazer é usá-los conscientemente ao falar. Por exemplo, ao invés de dizer “mamãe está orgulhosa de você”, diga “eu estou orgulhosa de você”. Certifique-se de que o seu filho tenha contato com os pronomes. Para praticar, peça para ele formar frases usando pronomes pessoais retos (frases que comecem com “ele”, “ela”, “eles” ou “nós”). Faça isso quando estiver lendo uma história, pedindo que ele descreva o que os personagens estão fazendo. Por exemplo, ‘”ele está pulando na cama”.

Para algumas crianças, aprender a usar pronomes é complicado. A melhor coisa que você pode fazer é ajudar o seu filho a praticar o uso deles até que, com o tempo, ele entenda como são usados.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!