Pontos chave:
1. As primeiras frases das crianças são um marco significativo no desenvolvimento da linguagem.
2. Entre 18 e 24 meses, as crianças geralmente começam a formar frases de duas palavras.
3. Aos quatro anos, a maioria das crianças consegue construir frases de três a seis palavras.
4. Para ajudá-las a desenvolver frases mais longas, evite o falar infantil, incentive a conversa, ouça ativamente e expanda suas palavras.
As primeiras palavras do seu filho provavelmente foram muito emocionantes, mas isso não foi nada comparado às primeiras tentativas de formar frases. Este é um marco importante no desenvolvimento da linguagem. Saiba o que esperar das futuras habilidades linguísticas do seu filho e quando elas começarão a se manifestar.
Entre os 18 e os 24 meses de idade, muitas crianças começam a juntar duas palavras para formar frases simples. Por exemplo, talvez você tenha ouvido o seu filho dizer coisas como “mamãe, vem” ou “minha bola”. Não importa qual frase ele tenha construído, seu filho provavelmente adorou repeti-la várias vezes, tentando deixar a mensagem clara. No entanto, como ele ainda está exercitando sua pronúncia, muitas vezes fica difícil entender o que ele está tentando dizer.
Agora seu filho de dois anos já adicionou muitas palavras novas a seu vocabulário, e as usa para formar frases. Estas podem vir sob a forma de uma pergunta, como “eu brincar?”. Os anos pré-escolares serão um período de rápido progresso no desenvolvimento linguístico do seu filho. À medida que se aproximam dos quatro anos de idade, muitas crianças conseguem construir frases de três a seis palavras. São frases simples, mas completas. Seu discurso se torna mais claro, e agora é mais fácil para as pessoas de fora da família entenderem o que elas estão dizendo.
Como você pode ajudar o seu filho a aprender a falar com frases completas? Estas são algumas dicas:
– Primeiro, não fale com ele como se ele fosse um bebê. Em vez disso, fale com clareza e use palavras simples, mas corretas, para que o seu filho comece a repeti-las.
– Dê a ele muitas oportunidades para conversar. Inclua-o em conversas e faça perguntas abertas sobre o dia dele, sobre o que ele gosta ou o que não gosta, etc.
– Ouça com atenção e responda corretamente. Seja paciente, não interrompa e nem termine as frases dele.
– Expanda o que ele disse. Por exemplo, se ele disser “eu brincar”, responda “Ok, vamos lá! Você quer brincar lá fora?”. Responda às palavras dele com mais palavras.