Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho a formar frases

Pontos chave:
1. As primeiras frases das crianças são um marco significativo no desenvolvimento da linguagem.
2. Entre 18 e 24 meses, as crianças geralmente começam a formar frases de duas palavras.
3. Aos quatro anos, a maioria das crianças consegue construir frases de três a seis palavras.
4. Para ajudá-las a desenvolver frases mais longas, evite o falar infantil, incentive a conversa, ouça ativamente e expanda suas palavras.

As primeiras palavras do seu filho provavelmente foram muito emocionantes, mas isso não foi nada comparado às primeiras tentativas de formar frases. Este é um marco importante no desenvolvimento da linguagem. Saiba o que esperar das futuras habilidades linguísticas do seu filho e quando elas começarão a se manifestar.

Entre os 18 e os 24 meses de idade, muitas crianças começam a juntar duas palavras para formar frases simples. Por exemplo, talvez você tenha ouvido o seu filho dizer coisas como “mamãe, vem” ou “minha bola”. Não importa qual frase ele tenha construído, seu filho provavelmente adorou repeti-la várias vezes, tentando deixar a mensagem clara. No entanto, como ele ainda está exercitando sua pronúncia, muitas vezes fica difícil entender o que ele está tentando dizer.

Agora seu filho de dois anos já adicionou muitas palavras novas a seu vocabulário, e as usa para formar frases. Estas podem vir sob a forma de uma pergunta, como “eu brincar?”. Os anos pré-escolares serão um período de rápido progresso no desenvolvimento linguístico do seu filho. À medida que se aproximam dos quatro anos de idade, muitas crianças conseguem construir frases de três a seis palavras. São frases simples, mas completas. Seu discurso se torna mais claro, e agora é mais fácil para as pessoas de fora da família entenderem o que elas estão dizendo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como você pode ajudar o seu filho a aprender a falar com frases completas? Estas são algumas dicas:

– Primeiro, não fale com ele como se ele fosse um bebê. Em vez disso, fale com clareza e use palavras simples, mas corretas, para que o seu filho comece a repeti-las.

– Dê a ele muitas oportunidades para conversar. Inclua-o em conversas e faça perguntas abertas sobre o dia dele, sobre o que ele gosta ou o que não gosta, etc.

– Ouça com atenção e responda corretamente. Seja paciente, não interrompa e nem termine as frases dele.

– Expanda o que ele disse. Por exemplo, se ele disser “eu brincar”, responda “Ok, vamos lá! Você quer brincar lá fora?”. Responda às palavras dele com mais palavras.

Artigos Relacionados