X
X

Marcos da linguagem: outras pessoas já entendem o que meu filho diz!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Com certeza houve um momento da vida em que só você era capaz de entender o que o seu filho dizia. Na verdade, nem deve fazer tanto tempo assim! Mas, com tempo e prática, a pronúncia do seu filho melhorou o suficiente para que, agora, outras pessoas possam entendê-lo.

Esse marco do desenvolvimento da linguagem, como muitos outros, é alcançado gradualmente; as pessoas de fora da família não entenderão o que o seu filho tenta dizer de uma hora para a outra. Para muitas crianças, esse marco é alcançado por volta do terceiro aniversário, mas o desenvolvimento da linguagem é um processo muito variável nessa idade, então pode acontecer mais cedo ou mais tarde. Entender o seu filho é uma conquista que será não apenas emocionante para você e outros adultos, mas também muito importante para o bem-estar social e emocional dele. Ser capaz de se comunicar com o resto do mundo abrirá as portas para muitos novos aprendizados!

X
banner kinedu desenvolvimento

Se o seu filho tiver problemas para se comunicar efetivamente com outras pessoas, tente exercitar a pronúncia dele. Para ajudá-lo, mostre como fazer isso! Fale de forma lenta e clara. Às vezes, as crianças ficam tão animadas, que falam muito rápido, dificultando a compreensão. Você também pode ajudá-lo usando os nomes corretos das coisas, e não as palavras inventadas que vocês usavam quando ele era menor. Outra boa ideia é incentivá-lo a usar gestos quando estiver dizendo alguma coisa. Se ele apontar para onde quer que você olhe, será mais fácil para você entender isso.

Lembre-se de que cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, e que o seu filho pode demorar um pouco para se comunicar efetivamente com outras pessoas. Enquanto isso, seja paciente e interaja com ele. Ouça com atenção e faça perguntas para mostrar que o que ele diz é importante. Se o seu filho sente que é bom em se comunicar, ficará mais motivado para tentar fazer isso com os outros.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!