Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras pessoas já conseguem entender o que o meu filho diz!

Pontos chave:

  1. À medida que a pronúncia do seu filho melhora, é mais fácil para os outros entendê-lo.
  2. Este marco se desenvolve gradualmente e varia para cada criança.
  3. Uma boa pronúncia é importante para o desenvolvimento social e emocional e abre portas para a aprendizagem.
  4. Mostre como falar clara e lentamente, use os nomes corretos das coisas e ensine gestos para ajudar na comunicação.
  5. Cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, por isso seja paciente e interaja com seu filho para que ele saiba que sua comunicação é importante.

Com certeza houve um momento da vida em que só você era capaz de entender o que o seu filho dizia. Na verdade, nem deve fazer tanto tempo assim! Mas, com tempo e prática, a pronúncia do seu filho melhorou o suficiente para que, agora, outras pessoas possam entendê-lo.

Esse marco do desenvolvimento da linguagem, como muitos outros, é alcançado gradualmente; as pessoas de fora da família não entenderão o que o seu filho tenta dizer de uma hora para a outra. Para muitas crianças, esse marco é alcançado por volta do terceiro aniversário, mas o desenvolvimento da linguagem é um processo muito variável nessa idade, então pode acontecer mais cedo ou mais tarde. Entender o seu filho é uma conquista que será não apenas emocionante para você e outros adultos, mas também muito importante para o bem-estar social e emocional dele. Ser capaz de se comunicar com o resto do mundo abrirá as portas para muitos novos aprendizados!

X
banner kinedu desenvolvimento

Se o seu filho tiver problemas para se comunicar efetivamente com outras pessoas, tente exercitar a pronúncia dele. Para ajudá-lo, mostre como fazer isso! Fale de forma lenta e clara. Às vezes, as crianças ficam tão animadas, que falam muito rápido, dificultando a compreensão. Você também pode ajudá-lo usando os nomes corretos das coisas, e não as palavras inventadas que vocês usavam quando ele era menor. Outra boa ideia é incentivá-lo a usar gestos quando estiver dizendo alguma coisa. Se ele apontar para onde quer que você olhe, será mais fácil para você entender isso.

Lembre-se de que cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, e que o seu filho pode demorar um pouco para se comunicar efetivamente com outras pessoas. Enquanto isso, seja paciente e interaja com ele. Ouça com atenção e faça perguntas para mostrar que o que ele diz é importante. Se o seu filho sente que é bom em se comunicar, ficará mais motivado para tentar fazer isso com os outros.

Artigos Relacionados