Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê comeu areia da praia ou terra: O que fazer?

Pontos chave:
1. Os bebês exploram colocando terra ou areia na boca, o que é normal no desenvolvimento.
2. Ingerir terra ou areia pode na verdade fortalecer o sistema imunológico do bebê e prevenir problemas futuros.
3. Ao ar livre, tome precauções contra objetos ou bactérias prejudiciais, especialmente com animais de estimação ou solo fertilizado.
4. Geralmente, não é motivo de preocupação que o bebê ingira terra; o corpo dele consegue lidar com isso. Contate um médico apenas se sintomas graves, como vômitos ou diarreia prolongada, ocorrerem.

Você deve ter notado que qualquer objeto que o seu bebê pega vai diretamente para a boca dele. Essa é uma parte completamente normal do desenvolvimento dos bebês, pois, dessa forma, eles exploram diferentes objetos e aprendem sobre eles. Além disso, seu bebê provavelmente já se move bastante, e tem acesso a muitas partes da casa. Por isso, é muito importante se certificar de que nenhum objeto nocivo esteja ao alcance do seu filho.

Mas, mesmo tendo protegido a sua casa toda para garantir a segurança do seu bebê, é possível que, quando ele estiver fora de casa, um punhado de sujeira ou de areia vá parar na boca dele antes que você possa detê-lo.

X
banner kinedu saúde

Embora você possa tentar limpar as mãos e a boca dele o máximo possível, o dano já foi feito e a sujeira ou a areia foram parar no estômago dele. Isso leva às seguintes perguntas: “Será que meu bebê vai sentir dor?”, “E o que eu posso fazer?”.

Comer terra ou areia pode ser inofensivo, e, na verdade, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do seu bebê. Nosso sistema imunológico é fortalecido pela experimentação. Por isso, não devemos ficar obcecados em ter nossa casa completamente livre de germes. A exposição às bactérias evita problemas futuros, como alergias ou asma. No entanto, isso não significa que seu bebê pode comer sujeira sempre que quiser. Por isso, é importante tomar algumas precauções quando for sair de casa com ele. Se você tem animais de estimação ou se há animais no lugar onde vocês estão, verifique se não há fezes onde o seu filho for brincar. Da mesma forma, o solo fertilizado pode conter bactérias que podem causar desconforto digestivo. Se seu bebê estiver na praia, certifique-se de que não haja algas marinhas ou pequenas conchas ao redor dele. Se você for a um parquinho público, verifique previamente se a areia está livre de detritos, pedras e bitucas de cigarro.

Se o seu bebê comer um pouco de sujeira, não se preocupe muito. Seu sistema imunológico provavelmente se beneficiará disso, e não há necessidade de entrar em contato com o seu médico. Se o seu bebê tiver dor de estômago, o corpo dele provavelmente cuidará disso, eliminando as bactérias nas fezes. Mas, se ele estiver vomitando ou tiver diarreia prolongada, entrar em contato com o seu pediatra pode ser uma boa ideia.

Artigos Relacionados