Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como saber se o bebê engoliu alguma coisa?

Pontos chave:
1. Nesta fase, o bebê começa a se mover de forma mais independente ao engatinhar, além de explorar o ambiente colocando objetos na boca para descobrir texturas e sabores.
2. Devido à sua curiosidade e incapacidade de diferenciar entre objetos seguros e prejudiciais, é essencial tornar sua casa segura para crianças e remover perigos potenciais ao alcance delas.
3. Os bebês podem encontrar objetos que não percebemos, inclusive itens perigosos como baterias ou objetos pequenos que podem ser engolidos, representando riscos para a respiração e os órgãos internos.
4. Fique atento a sinais como dor, dificuldade para comer ou beber, vômitos, febre e salivação excessiva, e busque atendimento médico se o bebê tiver dificuldades para respirar, engolir ou tiver ingerido objetos perigosos como baterias ou objetos pontiagudos.

Nesta fase do desenvolvimento, a mobilidade do seu bebê já aumentou consideravelmente. Ele provavelmente está começando a engatinhar, e quer pegar todo objeto que vê. Os bebês querem explorar e descobrir o mundo, e fazem isso do jeito que sabem: levando objetos à boca. Isso os leva a descobrir texturas e formas – isso sem falar no gosto! Tendo em mente que os bebês são bastante ativos, é muito importante manter sua casa segura e verificar se não há objetos ao alcance do seu filho que possam prejudicá-lo.

Quando os bebês veem um objeto que chama a atenção deles e está ao seu alcance, eles não sabem se ele é perigoso ou não. Nessa idade, eles não conseguem distinguir entre objetos seguros e perigosos. É por isso que é recomendável que os pais se coloquem no lugar de seus filhos, engatinhando pela casa, identificando e removendo qualquer possível perigo que possa estar ao seu alcance.

Às vezes, apesar do nosso esforço para eliminar objetos perigosos, os bebês conseguem encontrar objetos que não vemos. Os objetos que nossos filhos encontram podem ser perigosos – como baterias, objetos pontiagudos ou outros objetos pequenos o suficiente para serem engolidos, mas grandes o suficiente para obstruir a respiração. Quando engolidos, alguns objetos pequenos, como moedas ou bolinhas, vão diretamente para o estômago, sem causar muitos problemas. Objetos maiores podem causar danos ao esôfago, estômago e intestinos, ou até obstruir a respiração.

X
banner kinedu saúde

Ficou preso?

Objetos pequenos que foram engolidos devem ser eliminados nas fezes em até cinco dias.

Estes são os sinais de que o objeto não foi eliminado:

  • Dor no peito ou no estômago;
  • Seu bebê não consegue beber ou comer;
  • Vômito;
  • Febre;
  • Salivação excessiva.

Telefone para o 192 (emergência) se seu bebê:

  • Tem dificuldade para respirar ou chorar;
  • Tem dificuldade para engolir;
  • Desmaiou;
  • Está babando ou salivando muito;
  • Está respirando alto ou fazendo um som de assobio;

Informe que há a possibilidade de que seu filho tenha engolido um objeto perigoso, como uma bateria, um objeto afiado ou uma medicação.

Artigos Relacionados