Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Icterícia em bebês: O que fazer?

Pontos chave:
1. Uma aparência amarelada na pele e nos olhos do seu bebê pode sinalizar icterícia, causada pelo excesso de bilirrubina devido ao fígado em desenvolvimento.
2. A icterícia pode ter origem em fatores como níveis elevados de glóbulos vermelhos, proteínas insuficientes, fígado imaturo ou reabsorção de bilirrubina no intestino.
3. Diferentes tipos de icterícia incluem a fisiológica, prematura, relacionada à amamentação, relacionada ao leite materno e incompatibilidade de tipo sanguíneo.
4. Se você observar sintomas de icterícia como pele amarelada, febre, baixa energia ou progressão, consulte um médico para um diagnóstico preciso e tratamento necessário.

Se você perceber que seu bebê está com uma aparência amarelada tanto na pele quanto no branco dos olhos, pode ser um sinal de icterícia. A icterícia é uma condição comum em bebês, que ocorre quando há muita bilirrubina no sangue. A bilirrubina é uma substância amarela produzida pelo organismo, responsável por substituir hemácias velhas. O fígado é responsável pelo processamento e pela eliminação da bilirrubina por meio das fezes. No entanto, como o fígado do seu bebê ainda está se desenvolvendo, ele não consegue eliminar tudo o que ele acumula no sangue, causando essa aparência amarelada. A icterícia pode aparecer desde o segundo ou terceiro dia de vida, ou após a primeira semana. Você irá percebê-la primeiramente no rosto do seu bebê e, possivelmente, a cor amarelada irá se espalhar e aparecer nas pernas dele.

Por que a icterícia ocorre?

X
banner kinedu saúde

Há muitas razões para o surgimento de icterícia. Por exemplo:

  • Alto nível de glóbulos vermelhos;
  • Falta de proteínas importantes;
  • Fígado pouco desenvolvido;
  • Reabsorção da bilirrubina pelo intestino.

Quais são os tipos de icterícia?

  • Fisiológica: o tipo mais comum. Aparece entre o segundo e o quarto dia de nascimento, e desaparece quando o bebê tem de uma a duas semanas de idade;
  • Prematura: Geralmente ocorre em bebês prematuros devido à imaturidade de seu desenvolvimento. Deve ser tratada logo para evitar complicações;
  • Associada à amamentação: Pode ocorrer quando o bebê não está recebendo leite suficiente;
  • Associada ao leite materno: É rara, mas alguns bebês desenvolvem icterícia devido a substâncias encontradas no leite materno. Geralmente, eles melhoram depois da terceira ou da décima segunda semana;
  • Associada à incompatibilidade do tipo sanguíneo: Pode ocorrer quando o seu bebê tem um tipo sanguíneo diferente do seu. Por ter um tipo de sangue diferente, o corpo da mãe pode criar anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos do bebê, criando um acúmulo de bilirrubina no nascimento.

Se você perceber que a pele do seu bebê está ficando amarelada, sua temperatura está alta ou a icterícia que ele já tem está se espalhando, entre em contato com o seu médico para obter um diagnóstico preciso e o tratamento necessário.

Artigos Relacionados