Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

14 atividades de ciência para crianças pequenas

Pontos chave:

  1. As crianças pequenas têm uma inclinação natural para a descoberta e a exploração, e os pais podem incentivar isso oferecendo atividades simples e divertidas.
  2. As atividades podem incluir classificar objetos, explorar forças magnéticas, encontrar sombras, observar movimento e gravidade, fazer um comedouro para pássaros e observar animais.
  3. Os pais também podem incentivar a exploração de pequenas coisas ou detalhes usando lupas, observando nuvens, pressionando flores e fazendo impressões de folhas, e pintando pedras para usar com pesos de papel.

Se você já parou para observar como uma criança pequena interage espontaneamente com o que a cerca, você deve ter notado que ela se aproxima de atividades e objetos do cotidiano com a curiosidade de um cientista de pós-doutorado. Seja na cozinha ou no parquinho, as crianças observam intuitivamente as coisas com muita atenção, experimentam ideias, fazem perguntas criativas e inventam coisas.

O que você pode fazer para incentivar a inclinação natural do seu filho para descobrir coisas novas? Aqui está uma lista de atividades simples e divertidas que o motivarão a explorar o mundo em que ele está crescendo:

– Classifiquem. Organizem objetos da vida cotidiana por categorias. Por exemplo, frutas com casca comestível e frutas que devem ser descascadas.

– Explorem o magnetismo brincando com ímãs de geladeira. O que atrai o ímã e o que não atrai?

– Deixo-o brincar com a própria sombra. É possível interagir com a sombra de várias maneiras e ver o que acontece. Por exemplo, tentar pisar nela, ver o que faz com que ela cresça ou mude de forma, como ela se relaciona com a luz ou com o sol.

– Façam um show de sombras à noite usando as mãos.

– Explorem o movimento e a gravidade. O que rola como uma roda? Usem garrafas, pedras, maçãs, livros, folhas, etc.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Observem o clima através da janela. Meçam a quantidade de chuva em um pote, deixado-o aberto do lado de fora. Antes do café da manhã, reservem um tempo para ver o clima e falar sobre causa e efeito entre o que vocês veem do lado de fora e as roupas que vocês devem usar durante o dia.

– Estudem pequenos objetos ou os detalhes de algo com uma lupa de plástico.

– Façam um alimentador de pássaros, cobrindo uma pinha com manteiga de amendoim misturada com fubá e cobrindo-a com sementes. Observem os pássaros enquanto eles comem.

– Observem um animal voltar para casa. Por exemplo, para onde vão os pássaros? Para um arbusto ou uma árvore alta? Sigam o caminho das formigas para o formigueiro. Falem sobre as semelhanças entre a sua casa e as de diferentes animais.

– Ordenem objetos. Primeiro do menor para o maior e, depois, com maior grau de dificuldade, do maior para o menor.

– Observem as nuvens. Deitem-se no chão e observem suas formas e os diferentes tipos de nuvens. Todas parecem semelhantes em forma, tamanho e cor?

– Sequem flores, pressionando-as dentro de livros.

– Façam impressões de diferentes folhas e plantas.

– Pintem pedras para fazer peso de papel, e pergunte ao seu filho que tipos de pedras são mais fáceis de pintar.

Artigos Relacionados