X
X

Minha dieta enquanto estou amamentando

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Durante a amamentação, é importante cuidar da alimentação e ingerir uma variedade de alimentos nutritivos. Mas será que é necessário seguir uma dieta especial?

De acordo com especialistas em nutrição, não é necessário ter uma dieta perfeita – você só precisa encontrar um equilíbrio nutricional que ajude você e seu bebê a obter os nutrientes necessários. Também é importante não cortar as calorias drasticamente: você precisará de muita energia para produzir leite. De fato, um dos benefícios da amamentação é que ela pode ajudar as mulheres a perderem o peso que ganharam durante a gravidez! Além disso, seguir uma boa dieta ajudará você a produzir mais leite e se sentir bem ao amamentar.

Você provavelmente está se perguntando se há alguma restrição alimentar – e, felizmente, não há alimentos proibidos! No entanto, cada bebê é diferente, e o que afeta seu bebê não necessariamente afetará outros bebês. É sabido que os alimentos que causam mais desconforto são aqueles que produzem gases, como brócolis, repolho e alface, incluindo os que afetam o sabor do leite, como alho, cebola e algumas especiarias. Você não precisa evitar o consumo desses alimentos; apenas preste atenção ao que você come e, se notar um padrão de cólicas, gases ou algum desconforto constante no seu bebê, consulte o seu pediatra. Ele provavelmente irá recomendar que você evite o consumo de certos alimentos para ver se algo muda. Com isso em mente, você poderá verificar as reações do seu bebê quando você ingerir alimentos específicos.

X
banner kinedu alimentação bebê

Você também pode ter ouvido dizer que não se deve comer peixe durante a amamentação. Não se preocupe com isso. Os benefícios do consumo de peixe na saúde superam seus riscos. Apenas tente não comer peixe diariamente. A única exceção para se levar em conta é o peixe rico em mercúrio, como o cação, o peixe-espada, a cavala e a garoupa. Se você os consome com frequência, é recomendável cortá-los da sua dieta durante e até mesmo após a amamentação. No entanto, qualquer outro peixe com baixo teor de mercúrio pode ser incluído na sua dieta.

Após nove meses sem ter consumido qualquer bebida alcoólica, você provavelmente vai querer saber se pode beber enquanto estiver amamentando. A resposta é sim! Você pode beber até dois copos ou taças de bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja, etc. No entanto, é melhor esperar algum tempo antes de amamentar, para que o álcool saia da sua corrente sanguínea. Geralmente, duas horas é um tempo adequado para que uma taça de bebida seja liberada do seu corpo – ou quatro horas, se você tomar duas taças. Depois disso, você está pronta para amamentar. Se o seu bebê precisar mamar durante esse período, você sempre pode usar leite materno congelado.

E quanto ao consumo de cafeína?

Não há problema nenhum! Contanto que você consuma com moderação, tudo bem. Você pode desfrutar de seu café, chá ou refrigerante de vez em quando – desde que limite sua ingestão de cafeína a não mais do que duas ou três porções, você e seu bebê ficarão bem!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!