Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como deve ser a dieta para quem está amamentando?

Pontos-chave:

1. Não é necessário uma dieta “perfeita”. Evite dietas de baixa caloria, já que a amamentação requer energia extra para a produção de leite. Concentre-se em encontrar um equilíbrio nutricional que atenda às suas necessidades e às do seu bebê.

2. Não há alimentos específicos que devam ser evitados durante a amamentação. No entanto, certos alimentos podem causar desconforto ao bebê, como gases ou cólicas. Preste atenção em como eles reagem ao que você come e consulte seu médico se observar desconforto persistente.

3. O consumo de álcool não é recomendado, mas tomar uma ou duas bebidas está bem, contanto que você aguarde o tempo necessário para que o álcool deixe seu corpo. O consumo de peixe é geralmente seguro, exceto peixes ricos em mercúrio (como tubarão, espadarte), que devem ser evitados.

Durante a amamentação, é importante cuidar da alimentação e ingerir uma variedade de alimentos nutritivos. Mas será que é necessário seguir uma dieta especial?

X
Nestlé banner webp

De acordo com especialistas em nutrição, não é necessário ter uma dieta perfeita – você só precisa encontrar um equilíbrio nutricional que ajude você e seu bebê a obter os nutrientes necessários. Também é importante não cortar as calorias drasticamente: você precisará de muita energia para produzir leite. De fato, um dos benefícios da amamentação é que ela pode ajudar as mulheres a perderem o peso que ganharam durante a gravidez! Além disso, seguir uma boa dieta ajudará você a produzir mais leite e se sentir bem ao amamentar.

Você provavelmente está se perguntando se há alguma restrição alimentar – e, felizmente, não há alimentos proibidos! No entanto, cada bebê é diferente, e o que afeta seu bebê não necessariamente afetará outros bebês. É sabido que os alimentos que causam mais desconforto são aqueles que produzem gases, como brócolis, repolho e alface, incluindo os que afetam o sabor do leite, como alho, cebola e algumas especiarias. Você não precisa evitar o consumo desses alimentos; apenas preste atenção ao que você come e, se notar um padrão de cólicas, gases ou algum desconforto constante no seu bebê, consulte o seu pediatra. Ele provavelmente irá recomendar que você evite o consumo de certos alimentos para ver se algo muda. Com isso em mente, você poderá verificar as reações do seu bebê quando você ingerir alimentos específicos.

Você também pode ter ouvido dizer que não se deve comer peixe durante a amamentação. Não se preocupe com isso. Os benefícios do consumo de peixe na saúde superam seus riscos. Apenas tente não comer peixe diariamente. A única exceção para se levar em conta é o peixe rico em mercúrio, como o cação, o peixe-espada, a cavala e a garoupa. Se você os consome com frequência, é recomendável cortá-los da sua dieta durante e até mesmo após a amamentação. No entanto, qualquer outro peixe com baixo teor de mercúrio pode ser incluído na sua dieta.

Após nove meses sem ter consumido qualquer bebida alcoólica, você provavelmente vai querer saber se pode beber enquanto estiver amamentando. A resposta é sim! Você pode beber até dois copos ou taças de bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja, etc. No entanto, é melhor esperar algum tempo antes de amamentar, para que o álcool saia da sua corrente sanguínea. Geralmente, duas horas é um tempo adequado para que uma taça de bebida seja liberada do seu corpo – ou quatro horas, se você tomar duas taças. Depois disso, você está pronta para amamentar. Se o seu bebê precisar mamar durante esse período, você sempre pode usar leite materno congelado.

E quanto ao consumo de cafeína?

Não há problema nenhum! Contanto que você consuma com moderação, tudo bem. Você pode desfrutar de seu café, chá ou refrigerante de vez em quando – desde que limite sua ingestão de cafeína a não mais do que duas ou três porções, você e seu bebê ficarão bem!

Artigos Relacionados