Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que acontece com os músculos pélvicos durante a gravidez?

Durante a gravidez o corpo passa por mudanças, e uma das áreas mais afetadas é o assoalho pélvico. Esses músculos são responsáveis por dar suporte a órgãos como a bexiga e o intestino, desempenhando um papel crucial em seu funcionamento.

É comum que os músculos do assoalho pélvico enfraqueçam durante a gravidez e o parto devido ao crescimento do útero e ao aumento de peso. De fato, mais de 60% das mulheres experimentam incontinência urinária durante ou após o parto. Para reduzir a possibilidade de que isso aconteça, é importante exercitar esses músculos.

X
banner kinedu prenatal pt

Existem vários exercícios que você pode fazer para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Um deles é tão simples quanto contrair os músculos do assoalho pélvico por 10 segundos, depois relaxar e repetir o exercício 10 vezes. É importante garantir que você esteja contraindo os músculos corretos, evitando envolver os músculos das pernas ou do abdômen. Você pode identificar os músculos do assoalho pélvico prestando atenção enquanto urina, já que pode interromper o fluxo de urina usando esses músculos. Uma vez que os identificar, será mais fácil exercitá-los. Lembre-se de realizar esses exercícios pelo menos três vezes ao dia e manter a respiração enquanto contrai os músculos.

Outra maneira de fortalecer esses músculos é aumentar gradualmente o peso, o que também ajuda a prevenir complicações no futuro. Portanto, é importante fazer exercícios de forma moderada durante a gravidez.

Lembre-se de que cada gravidez é única, então certifique-se de consultar o seu médico antes de iniciar qualquer rotina de exercícios. Cuide de si mesma e do seu bem-estar durante esta maravilhosa fase da sua vida!

Artigos Relacionados