X
X

O barulho pode prejudicar a capacidade do seu filho de aprender novas palavras

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Seu filho tem dificuldade em aprender novas palavras? Você observou o ambiente ao qual ele está exposto quando aprende algo? Um novo estudo descobriu que muito barulho de fundo (TV, pessoas falando ou trânsito excessivo), em casa ou na escola, pode fazer com que as crianças tenham dificuldade para aprender novas palavras.

Segundo Brianna McMillan, doutoranda na Universidade de Wisconsin-Madison e principal autora do estudo, “aprender novas palavras é uma habilidade importante, que fornece uma base para a capacidade das crianças de evoluir academicamente”. Esse estudo, publicado na revista “Child Development”, foi liderado por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison. Ele foi composto de três experimentos, nos quais participaram 106 crianças de 22 a 30 meses. No estudo, as crianças aprenderam nomes de objetos desconhecidos e depois testaram sua capacidade de reconhecer os objetos quando eles foram nomeados. Para entender como os diferentes níveis de ruído de fundo afetavam a capacidade das crianças de aprender, a equipe repetiu o experimento com diferentes quantidades de ruído de fundo.

O estudo revelou que o ambiente em que seu filho está inserido impacta o que e como ele aprende. Quando seu filho está cercado por muitos estímulos, fica muito difícil para ele saber no que focar e o que ignorar. Como pais, todos nós queremos o melhor para os nossos filhos, e isso inclui proporcionar a eles um ambiente tranquilo e seguro, onde possam aprender. No entanto, alguns pais podem estar afetando o desenvolvimento linguístico de seus filhos, mesmo sem perceber.

De fato, estudos anteriores mostraram que muito barulho pode afetar cognitivamente e fisiologicamente as crianças, levando a uma diminuição do desempenho escolar, a níveis mais altos de cortisol – o hormônio do estresse -, e a um aumento da frequência cardíaca.

X
banner kinedu desenvolvimento

No entanto, embora saibamos que os barulhos prejudicam a capacidade das crianças de aprenderem novas palavras, apresentar sugestões para mudanças no ambiente colaborou para que elas superassem essa dificuldade!

“Quando o ambiente é barulhento, chamar a atenção das crianças para os sons da nova palavra pode ajudá-las a compensar isso”, observou a coautora do estudo, Jenny Saffran.

Dado que as crianças raramente estarão em um ambiente completamente silencioso, os pais e professores podem reduzir o barulho ou destacar as informações importantes para ajudar as crianças a aprenderem, mesmo quando há ruídos de fundo.

Embora limitar o barulho de fundo possa ser útil, você não deve tentar criar seus filhos em um ambiente totalmente silencioso. Um estudo publicado no início deste ano sugeriu que a introdução de um ruído positivo, como dar às crianças um brinquedo musical, pode ser surpreendentemente benéfica.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!