“O comportamento não começa no nascimento, começa mais cedo e se desenvolve de maneira previsível.” – Janet DiPietro, do Departamento de Saúde Materna e Infantil da Universidade Johns Hopkins

Você sabia que o cérebro do seu bebê se desenvolve mais rápido durante as 40 semanas de gravidez do que em qualquer outro momento da vida dele? Por isso sabemos o quão perfeito para o desenvolvimento é o ambiente dentro do seu ventre!

banner kinedu prenatal pt

De fato, vários cientistas descobriram que, no terceiro trimestre da gravidez, seu filho já tem o sono REM (Movimento Rápido dos Olhos, ou Rapid Eyes Movemont em inglês) característico dos estados em que se está sonhando. Eles especulam que os bebês sonham com o que conhecem: as sensações intrauterinas, as vibrações do coração e a voz da mãe. Embora um bebê passe de 90 a 95% do tempo dormindo, muitas coisas acontecem durante os longos cochilos restauradores!

Os bebês não apenas reconhecem e lembram das vozes de suas mães, mas também identificam padrões. Os recém-nascidos tendem a gostar mais das histórias que ouviram quando ainda estavam no útero, em comparação com as que são contadas depois de terem nascido. Eles também preferem o som da voz da mãe ao falar em sua língua nativa, ao invés de quando pronunciam palavras estrangeiras. Sim, seu filho te conhece tão bem que percebe quando você faz algo diferente, como cantar aquela música da Shakira em espanhol! Os psicólogos afirmam que isso não significa que o seu filho nascerá pronto para aprender chinês, mas sim que ele responde às cadências e ritmos sonoros aos quais foi exposto.

Enquanto espera impacientemente pelo fim do seu último trimestre, maravilhe-se com as habilidades incríveis do seu bebê: ouvir, aprender, lembrar e sentir-se seguro em sua presença.