X
X

O desenvolvimento motor da criança depende de atividades físicas. Entenda!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

As crianças pequenas são muito ativas, certo? Elas estão sempre cheias de energia, correm de um lugar para o outro e trombam com tudo pela casa… Você pode achar que, nessa idade, as crianças fazem bastante atividade física durante o dia, mas isso ainda é verdade no século XXI?

Em 2008, a doutora Harriet Williams liderou um grupo de pesquisa na Universidade da Carolina do Sul, e estudou a relação entre o desenvolvimento motor das crianças e a atividade física. Eles descobriram que, na verdade, crianças de 2 a 5 anos passam a maior parte do tempo em atividades sedentárias e gastam menos de 5% do dia em atividades físicas moderadas ou vigorosas.

Alguns estudos sugerem que, à medida que a criança cresce, ela se exercita mais, mas a publicação da Dra. Williams afirma que crianças fisicamente mais ativas têm a coordenação motora mais desenvolvida do que aquelas que não se exercitam o bastante. Em sua pesquisa, dois tipos de habilidades motoras grossas, as de locomoção e as de controle de objetos, foram medidas para verificar se havia uma relação entre estas e o tempo e a intensidade do exercício realizado sob a orientação de um adulto.

X
banner kinedu desenvolvimento

O controle de objetos refere-se à capacidade de coordenar diferentes músculos para executar uma ação, como chutar uma bola com boa pontaria ou jogar e pegar um objeto com precisão. Por outro lado, as habilidades de locomoção são aquelas que movem um grupo de músculos para realizar um movimento contínuo no espaço, como correr, pular ou caminhar. O estudo estabeleceu uma relação direta entre a coordenação motora e a atividade física!

A boa notícia é que eles também descobriram algo que os pais já sabiam: que as crianças se saem melhor e se sentem mais confortáveis fazendo atividades às quais foram expostas com frequência. Os resultados coincidem com uma análise publicada em 2012 pela revista científica Child Care and Healthy Development. Nela, alguns psicólogos avaliaram a eficácia da atividade física em crianças pré-escolares e descobriram que ela melhora significativamente a coordenação motora grossa, independentemente da idade da criança.

Essas descobertas são muito relevantes, pois enfatizam que a melhor maneira de fazer com que o seu filho goste e seja bom em uma atividade física é dando-lhe a oportunidade de explorar, brincar à vontade, realizar atividades ao ar livre ou em casa, como as que sugerimos no aplicativo Kinedu.

Se estiver interessado em ler mais sobre o assunto, visite esta página, em inglês.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “O desenvolvimento motor da criança depende de atividades físicas. Entenda!”

  1. Pingback: Entenda o que é a dor do crescimento e como ajudar a criança - Kinedu Blog

  2. Pingback: O desenvolvimento motor da criança depende de atividades físicas. Entenda! - PreviMae

Comentários encerrados.