Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O desenvolvimento motor da criança depende de atividades físicas. Entenda!

Pontos chave:

  1. Crianças de 2 a 5 anos passam a maior parte do dia realizando atividades sedentárias e praticam atividade física moderada ou vigorosa em menos de 5% do dia.
  2. As crianças que são mais ativas fisicamente têm melhores capacidades motoras do que aquelas que não são tão proficientes no exercício, de acordo com um estudo que mede as capacidades motoras grossas, as capacidades locomotoras e as capacidades de controle de objetos em relação ao tempo e à intensidade da atividade física.
  3. Descobriu-se que as capacidades locomotoras estão significativamente relacionadas com a atividade física, e as crianças melhoraram as suas capacidades motoras grossas através da exposição frequente a atividades e intervenções físicas.
  4. Proporcionar às crianças oportunidades de exploração, brincadeiras livres, ativação em ambientes fechados e atividades ao ar livre pode ajudá-las a desfrutar e desenvolver habilidades físicas.

As crianças pequenas são muito ativas, certo? Elas estão sempre cheias de energia, correm de um lugar para o outro e trombam com tudo pela casa… Você pode achar que, nessa idade, as crianças fazem bastante atividade física durante o dia, mas isso ainda é verdade no século XXI?

Em 2008, a doutora Harriet Williams liderou um grupo de pesquisa na Universidade da Carolina do Sul, e estudou a relação entre o desenvolvimento motor das crianças e a atividade física. Eles descobriram que, na verdade, crianças de 2 a 5 anos passam a maior parte do tempo em atividades sedentárias e gastam menos de 5% do dia em atividades físicas moderadas ou vigorosas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Alguns estudos sugerem que, à medida que a criança cresce, ela se exercita mais, mas a publicação da Dra. Williams afirma que crianças fisicamente mais ativas têm a coordenação motora mais desenvolvida do que aquelas que não se exercitam o bastante. Em sua pesquisa, dois tipos de habilidades motoras grossas, as de locomoção e as de controle de objetos, foram medidas para verificar se havia uma relação entre estas e o tempo e a intensidade do exercício realizado sob a orientação de um adulto.

O controle de objetos refere-se à capacidade de coordenar diferentes músculos para executar uma ação, como chutar uma bola com boa pontaria ou jogar e pegar um objeto com precisão. Por outro lado, as habilidades de locomoção são aquelas que movem um grupo de músculos para realizar um movimento contínuo no espaço, como correr, pular ou caminhar. O estudo estabeleceu uma relação direta entre a coordenação motora e a atividade física!

A boa notícia é que eles também descobriram algo que os pais já sabiam: que as crianças se saem melhor e se sentem mais confortáveis fazendo atividades às quais foram expostas com frequência. Os resultados coincidem com uma análise publicada em 2012 pela revista científica Child Care and Healthy Development. Nela, alguns psicólogos avaliaram a eficácia da atividade física em crianças pré-escolares e descobriram que ela melhora significativamente a coordenação motora grossa, independentemente da idade da criança.

Essas descobertas são muito relevantes, pois enfatizam que a melhor maneira de fazer com que o seu filho goste e seja bom em uma atividade física é dando-lhe a oportunidade de explorar, brincar à vontade, realizar atividades ao ar livre ou em casa, como as que sugerimos no aplicativo Kinedu.

Artigos Relacionados