Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que está acontecendo com os hormônios durante a gravidez?

Os hormônios desempenham um papel importante nas mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante a gravidez. Cada hormônio liberado cumpre um propósito específico em diferentes estágios da gestação. As flutuações nos níveis hormonais também podem contribuir para as mudanças de humor que as mulheres grávidas experimentam.

Vamos ver os principais hormônios presentes durante a gravidez:

– Progesterona: esse hormônio estimula o espessamento dos tecidos uterinos, criando um ambiente propício para que o óvulo fertilizado se implante e apoie o desenvolvimento do bebê durante os 9 meses de gravidez.
– Gonadotrofina coriônica humana (hCG): presente na corrente sanguínea da mãe, o hCG estimula a produção de estrogênio e progesterona. Sua presença confirma a gravidez e desempenha um papel crucial na sua manutenção.
– Ocitocina: conhecida como o “hormônio do amor”, a ocitocina é responsável por desencadear as contrações do parto e estabelecer o vínculo de apego entre a mãe e o filho.
– Prolactina: esse hormônio estimula as glândulas mamárias em preparação para a amamentação, promovendo a produção de leite para alimentar o bebê.
– Estrogênio: os níveis de estrogênio aumentam durante a gravidez, o que produz mudanças no corpo, na pele, nos cabelos e nas unhas. Ele apoia diversas funções fisiológicas necessárias para uma gravidez saudável.

X
banner kinedu prenatal pt

As flutuações hormonais experimentadas durante a gravidez podem torná-la mais sensível e receptiva às emoções e necessidades dos outros. Não é raro encontrar-se rindo ou chorando sem motivo aparente. Além disso, é possível que você note uma tendência à distração durante o dia. No entanto, os especialistas acreditam que essa distração é resultado de prestar maior atenção às necessidades do seu bebê, tornando outras coisas menos proeminentes.

Compreender o propósito de cada hormônio pode fornecer uma perspectiva valiosa sobre suas reações emocionais durante a gravidez. Os hormônios desempenham um papel vital nessa jornada transformadora e, ao reconhecer sua influência, você pode navegar pelas mudanças com maior compreensão e autocompaixão.

Aceite a experiência única da gravidez, sabendo que essas flutuações hormonais fazem parte do incrível processo de trazer nova vida ao mundo. Cuide-se, busque apoio quando necessário e lembre-se de que essas mudanças são temporárias. Aproveite a jornada e o lindo vínculo que está formando com o seu bebê!

Artigos Relacionados