Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer a transição para o “quarto trimestre”?

Assim como você, o seu pequeno precisará de tempo para se acostumar com a vida fora do ventre. Alguns pediatras pioneiros têm recomendações que abrirão seus olhos e tornarão essa transição mais fácil para o seu bebê.

Você já se perguntou por que a maioria dos filhotes de mamíferos nasce em pé e consegue andar ao lado de suas mães algumas horas após o nascimento, enquanto um bebê humano nasce incapaz de sobreviver sozinho fora do útero materno? A resposta para esse paradoxo está no cérebro altamente desenvolvido que caracteriza nossa espécie. Um bebê mais independente precisaria de mais tempo para desenvolver seu sistema nervoso, resultando em uma cabeça maior, o que tornaria o parto impossível. Embora os bebês humanos atinjam a gestação completa em 37 semanas, eles ainda são prematuros em termos de desenvolvimento e precisam de um cuidador para sobreviver. É por isso que, por razões práticas, a evolução confiou em nossa natureza social para ajudar o bebê a prosperar.

X
banner kinedu prenatal pt

Com base nessas implicações, o Dr. Harvey Karp, professor de pediatria da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), propôs o termo “quarto trimestre” para descrever o período de crescimento rápido e de adaptação pelo qual tanto a mãe quanto o bebê passam após o nascimento. Isso ocorre porque, desde o momento em que nascem, os bebês começam a absorver novas informações, interagir por meio de tentativa e erro, praticar novos comportamentos e se conectar com o ambiente de forma rápida e complexa, e continuarão a fazer isso pelo resto de suas vidas.

Você ficará surpresa com a rapidez com que seu filho abre os olhos para o mundo, começa a descobrir o corpo ou balbucia. E é aí que entra a mamãe! Seu pequenino dependerá de você e de seu sistema de apoio para se adaptar ao mundo real. Afinal, a única coisa que ele conhece até agora é a vida dentro do útero. Lá, ele vivia nas seguintes condições: a temperatura sempre se mantinha a 37 °C, ele estava sempre rodeado por tecidos macios, em contato constante com você, e acalmado por seus batimentos cardíacos e movimentos diários. O útero também foi muito gentil com seus sentidos: não havia luzes brilhantes ou odores, seu bebê nunca experimentou fome ou solidão, e nem precisou dormir de barriga para cima. Portanto, é compreensível que um recém-nascido não consiga dormir se não estiver nos braços da mãe.

Um grupo de pesquisadores da primeira infância da Universidade do Sul da Flórida recomenda que os pais considerem esse período de adaptação após o nascimento. Ter empatia com seu recém-nascido e seu encontro abrupto com o mundo os ajudará a sintonizar melhor com suas necessidades. O Dr. Karp sugere que os pais vivam os primeiros três meses após o nascimento como se o bebê ainda estivesse dentro do útero materno. Tenha muito o contato pele a pele com seu bebê, segure-o em posições fetais, alimente-o quando ele pedir, deixe-o chupar algo para se acalmar, embale-o com movimentos ou sons rítmicos e passe o máximo de tempo possível carregando-o para todos os lugares. Este é o segredo para um quarto trimestre bem-sucedido e feliz!

Artigos Relacionados