Quando você está em um relacionamento, estabelece alguns rituais e hábitos que mudam durante a gravidez. Sua noite de sexta-feira ou aquela taça de vinho para relaxar no final do dia, mesmo que pareçam insignificantes, fizeram maravilhas pela intimidade e conexão que existia entre vocês. Quando esses “rituais” mudam, seu parceiro pode sentir falta do tempo que costumavam passar juntos. Ele provavelmente sente mais falta do que você, por não estar passando pela experiência da gravidez. Você está em contato com seu bebê dia e noite, e é por isso que é normal que o seu parceiro sinta que está sendo deixado de lado.

Diz-se que a negligência e o ressentimento surgem quando “a vida passa”. Quando sua atenção está 100% concentrada em seu trabalho, tarefas domésticas ou redes sociais, é inevitável que isso absorva o tempo que você poderia dedicar ao relacionamento. Neste estágio, seu relacionamento não é mais apenas uma questão entre vocês dois, porque agora envolve um bebê. Portanto, criar uma forte base familiar deve ser a prioridade durante a gravidez. Há muitas coisas que você pode fazer para cuidar do seu relacionamento. E como tudo na vida, isso requer trabalho e perseverança.

banner kinedu prenatal ptPowered by Rock Convert

Validação e gratidão serão muito importantes. Um estudo publicado pela revista Personal Relationships (Relações Pessoais, em inglês) diz que pequenos atos de gratidão modificam os sentimentos de satisfação, a conexão e a qualidade de um relacionamento. Encontre maneiras de ser grata ao seu parceiro todos os dias e use frases como “Eu gosto muito quando…” ou “Eu amo quando…”. O elogio, tanto público quanto privado, quase sempre faz com que a pessoa que o recebe se sinta valorizada e apreciada. Preste atenção aos detalhes e aja de acordo com eles quando notar que seu parceiro dá indícios de que quer fazer algo ou que há alguma tarefa que ele não quer fazer porque está muito cansado.

Não importa quão pequeno seja, tudo ajuda. Os detalhes de seus compromissos podem ter mudado (quem precisa de vinho?), mas a essência permanece a mesma. Passem um tempo juntos buscando novas formas de se conectar e mostrem como são gratos por terem um ao outro todos os dias.