X
X

O que é “mão dominante” ou “lateralidade”?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Segundo o Royal Children’s Hospital, lateralidade ou dominância manual são termos usados para descrever a inclinação espontânea de uma criança para usar uma mão mais do que outra ao executar alguma atividade motora.

Isto não significa que uma mão faça todo o trabalho enquanto a outra fica em segundo plano! A mão não dominante desempenha um papel igualmente importante, pois ajuda a realizar a tarefa, apoiando ou estabilizando os objetos. Como você pode imaginar, isso envolve ter a capacidade de fazer as coisas de forma independente, mas coordenada, com as duas mãos. De fato, muitos pesquisadores descobriram que é necessário desenvolver o domínio de uma mão para conseguir uma integração bilateral, como é chamada pelos pediatras.

X
banner kinedu desenvolvimento

Seguindo o tema da lateralidade e coordenação motora, em 2010, um grupo de pesquisadores do Baylor College of Medicine publicou um artigo no Journal of Hand Therapy. Suas descobertas sugerem que uma boa destreza com a mão dominante prediz bons resultados em testes de destreza quando a mão não dominante é usada. Eles também descobriram que existe uma relação entre a força muscular da mão e a destreza funcional, ou quão bem se pode executar tarefas que exijam movimentos manuais precisos e complicados.

Embora estejamos acostumados à lateralidade e ao fato de preferir uma mão sobre a outra ao escrever ou realizar alguma atividade manual, definir se você é destro ou canhoto é um processo muito complexo. Em crianças, isso começa a se desenvolver em fases muito precoces do desenvolvimento neuronal, e torna-se visível entre 2 e 4 anos de idade, quando as crianças têm coordenação motora fina e grossa suficiente para usar gizes de cera, tesoura ou outras ferramentas.

Para estimular a lateralidade do seu filho, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas recomendam que, ao dar algo para ele, o objeto seja colocado na direção do centro do seu corpo, estimulando o cérebro a fazer um esforço consciente para escolher a mão que deve alcançar e pegar o objeto.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O que é “mão dominante” ou “lateralidade”?”

  1. Pingback: O que é “mão dominante” ou “lateralidade”? - PreviMae

Comentários encerrados.