Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando o bebê dá o primeiro sorriso?

sorriso de bebê

Pontos chave:
1. O sorriso do bebê evolui por estágios: reflexo, responsivo, social e antecipado.
2. Sorrisos espontâneos nos recém-nascidos ocorrem durante o sono REM; é um sorriso reflexo.
3. Sorrisos responsivos começam por volta de 6-8 semanas; os sociais começam por volta de 2-3 meses.
4. Um sorriso social indica interação, reconhecimento e desenvolvimento cognitivo nos bebês.

Você provavelmente viu o primeiro sorriso do seu bebê como um reflexo quando ele estava dormindo – mas quando ele olhar diretamente em seus olhos e sorrir, será um momento mágico que você irá guardar para sempre. Mas como saber a diferença entre um sorriso social e um por reflexo? Continue lendo e saiba mais sobre sorriso de bebê.

Se o seu pequeno já tem um ano de idade, você provavelmente notou que o motivo pelo qual ele sorri mudou ao longo dos meses ー primeiro, era por causa do banho recém-tomado ou por motivos relacionados ao sono; depois, era porque você fazia caretas engraçadas ou brincava com ele. Isso acontece porque, durante o primeiro ano, o sorriso do bebê passa por diferentes estágios. Primeiro é um sorriso reflexivo; depois, ele desenvolve um sorriso responsivo; após alguns meses, o sorriso social aparece; e, nos últimos meses do primeiro ano, ele começa a usar o sorriso de antecipação

Tipos de sorriso de bebê

O sorriso do recém-nascido

Os sorrisos dos recém-nascidos durante as seis primeiras semanas geralmente são espontâneos; são sorrisos reflexivos que provavelmente ocorrerão enquanto eles dormem. Durante o sono REM, o corpo do seu bebê passa por mudanças fisiológicas, e uma delas produz um sorriso. Contudo, neste ponto, provavelmente é apenas uma reação física, e não emocional. Esse reflexo pode até ser considerado uma parte do instinto de sobrevivência do seu pequeno, assim como os reflexos de Moro, de sucção e de busca, e também pode surgir quando seu bebê estiver se sentindo confortável ou quando você der banho nele.

O sorriso do bebê de 1 a 3 meses

Após alguns meses, a hora da brincadeira fica mais empolgante para o seu pequeno! Fazer caretas divertidas, vozes e afagos são coisas que irão fazer seu pequeno sorrir em reação a experiências sensoriais ー mas ainda não é por uma resposta social. Contudo, você pode tentar incentivar seu bebê a sorrir! Esse sorriso de bebê é conhecido como sorriso responsivo e normalmente surge entre seis e oito semanas de idade.

Então, quando um sorriso provocado por estímulos sociais irá aparecer? Você pode esperar por ele quando seu bebê tiver por volta de dois a três meses de idade. Nesse estágio, seu pequeno desejará conexões! Agora, ele irá sorrir quando te ver e aprenderá que não só chorar gera uma reação sua, mas sorrir também. Nesse momento, o desenvolvimento das habilidades cognitivas dele irão ajudá-lo a identificar rostos familiares e entender padrões comportamentais. Seu bebê começará a escolher o que o faz sorrir e o que não faz. 

Esse sorriso social é importante para o seu bebê porque, agora que ele passa mais tempo acordado que nos primeiros meses de vida, ele pode prestar mais atenção no mundo ao redor e aprender que você ー e a família ー irá cuidar dele quando ele precisar de algo. Ele também irá se sentir amado quando as pessoas sorrirem para ele, e é por isso que ele aprenderá a sorrir de volta.

O sorriso social é importante para o desenvolvimento do seu pequeno, porque quando você responder aos sinais dele, você estará mostrando que os sentimentos e pensamentos dele importam, ajudando-o a se sentir confiante sobre o mundo e a desenvolver autoestima.

X
banner kinedu desenvolvimento

O sorriso do bebê de 9 a 12 meses 

Quando seu bebê tiver por volta de nove meses, ele irá ter um forte senso de permanência do objeto ー o que significa que ele saberá que algo existe mesmo quando não está à vista ー, e você pode usar isso para incentivá-lo a sorrir! Tente brincar de “Esconde-esconde” (Cadê o bebê? Achooou!) para incitar muitos sorrisos e gargalhadas.

Nesse estágio, seu bebê também desenvolverá o que é conhecido como sorriso de antecipação, de forma que ele prestará atenção em um objeto, encarando e sorrindo para ele, depois irá virar para você e sorrir e, finalmente, irá olhar de volta para o objeto. Seu bebê se comunicará com você sobre o objeto ou usará esse sorriso de bebê para compartilhar a emoção que ele está sentindo ー contribuindo para suas habilidades sociais e seu senso de humor.

Finalmente, por volta dos doze meses de idade, o senso de humor surge no bebê enquanto ele desenvolve habilidades linguísticas. É por isso que ele ri quando você faz barulhos engraçados, e, já que ele já desenvolveu o sorriso social, ele irá desejar que você também ria com ele.

Então, quando meu bebê irá sorrir para mim?

Como mencionado anteriormente, durante o primeiro ano do seu pequeno, haverá muitas ocasiões nas quais ele sorrirá para você. Estes serão os momentos mais comuns nos quais você perceberá o sorriso de bebê:

  • Quando ele estiver muito feliz;
  • Quando você sorrir para ele de boa vontade, em resposta às suas ações;
  • Quando ele quiser chamar sua atenção.

Como estimular um sorriso social no bebê?

Você pode contribuir para a aparição do sorriso social no seu bebê realizando estes tipos de atividades:

  • Brincando de “Esconde-esconde” (Cadê? Achoooou!);
  • Fazendo caretas e sons bobos;
  • Cantando para ele.

Mesmo que o primeiro sorriso do bebê seja apenas um reflexo, se você sorrir com frequência para o seu pequeno, ele se sentirá seguro, ajudando a formar um apego seguro e um laço com você, o que ajudará no desenvolvimento. Seu sorriso cria um laço com o seu bebê porque quando você sorri, o corpo do seu pequeno libera substâncias químicas que o fazem sentir-se seguro e feliz com você. Tendo isso em mente, é importante mencionar que assim como você pode transmitir sentimentos bons, você também pode transmitir estresse para o seu pequeno. Se esse for o caso, os hormônios de estresse do seu bebê irão aumentar, interferindo no desenvolvimento dele.

Finalmente, se o seu pequeno não estiver sorrindo depois de alguns meses, não se preocupe, pois pode ser devido ao temperamento e à personalidade dele. Lembre-se de que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, mas, se quiser saber mais sobre isso, você pode consultar seu pediatra e pedir ajuda, especialmente se seu pequeno não estiver se comunicando usando sons ou expressões a partir do terceiro mês de idade.

Lembre-se de incentivar seu bebê a sorrir! Tente demonstrar afeto com beijos ou afagos, escolha brincadeiras que encantem seu filho e lembre-se que ele aprende através da imitação – então, mostre para o seu pequeno uma expressão feliz ou divertida e veja se ele consegue te imitar!

Artigos Relacionados