X
X

Óleos essenciais durante a gravidez: quais são recomendados e seguros?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Óleos essenciais são concentrados líquidos de alguns compostos aromáticos que são extraídos de plantas. São obtidos de diferentes partes, por exemplo: a casca, os frutos, as flores, as folhas, a resina ou as sementes. Há documentos do século X que registram o uso terapêutico de óleos essenciais. Nós continuamos a usá-los ao longo da história de várias maneiras e com diferentes aplicações, desde o tratamento de dores musculares ou entorses até pequenas lesões de pele ou picadas de insetos.

Certamente você já ouviu falar sobre os usos dos óleos essenciais mais comuns: hortelã, melaleuca, lavanda, eucalipto ou erva-cidreira. Mas há muitos outros e cada um tem suas propriedades e indicações específicas. Embora muitos sejam seguros se utilizados da maneira correta, você agora está esperando um bebê e deve escolher apenas os óleos que foram aprovados para o uso em mulheres grávidas.

X
banner kinedu prenatal pt

A Associação Nacional de Aromaterapia Holística e a Federação Internacional de Aromaterapeutas dos Estados Unidos aprovaram o uso dos seguintes óleos essenciais durante a gravidez: bergamota, pimenta preta, camomila, sálvia esclareia, cipreste, eucalipto, olíbano, gerânio, gengibre, toranja, junípero, lavanda, limão, neroli, laranja doce, rosa, sândalo, melaleuca e ylang-ylang.

Todos os óleos essenciais devem ser devidamente diluídos antes de serem aplicados na pele. A proporção recomendada é de 1%, ou seja, uma gota de óleo para cada colher de chá de óleo base (como manteiga de cacau, manteiga de karité, azeite ou óleo de coco) ou até 4 gotas em um difusor ou na água da banheira – um pouco rende muito!

Se ultimamente você estiver muito estressada, com dores de cabeça ou muito ansiosa e não conseguir dormir, poderá complementar seus exercícios de relaxamento com óleos essenciais de lavanda, camomila ou gerânio. De acordo com artigos publicados pela Revista Internacional de Neurociência (International Journal of Neuroscience) ou pela revista científica Phytomedicine, esses óleos são tão eficazes quanto alguns medicamentos. Massageie sua têmporas com estes óleos ou coloque em um difusor no seu quarto trinta minutos antes de ir dormir.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!