X
X

Os altos níveis de estresse prejudicam o seu bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Manter níveis elevados de estresse durante a gravidez pode prejudicar o seu bebê. Vários estudos mostraram que o estresse prolongado durante a gravidez está associado a problemas cognitivos, físicos e de desenvolvimento. Álcool e outras substâncias tóxicas prejudicam o crescimento e o desenvolvimento dos bebês da mesma forma que o estresse. Estudos mostraram alguns dos efeitos associados ao estresse pré-natal, tais como: complicações obstétricas, baixo peso ao nascer e parto prematuro.

X
banner kinedu prenatal pt

Um estudo conduzido pela Universidade de Konstanz, na Alemanha, mostrou que os filhos de mulheres que sofrem de estresse relacionado à violência durante a gravidez são mais impulsivos e têm mais dificuldade para controlar suas emoções. Outro estudo, realizado com mulheres que sofreram de estresse pré-natal devido a uma tempestade em Quebec, mostrou que os filhos dessas mulheres tinham um QI mais baixo do que o dos filhos das mães que não passaram por essa situação, além de mais atrasos na linguagem. Com esses estudos em mente, supõe-se que o estresse severo tenha sérios efeitos sobre a estrutura cerebral dos bebês e seu desenvolvimento cognitivo a longo prazo.

Mais estudos sobre o assunto são necessários para conhecer com exatidão os impactos que o estresse tem sobre os bebês. No entanto, já sabemos que o estresse severo afeta a saúde da mãe e do bebê. É por isso que aprender a controlar as emoções e as reações a situações estressantes é tão importante durante a gravidez. Exercitar-se todos os dias, respirar profundamente e ter apoio social são ótimas maneiras de manter os níveis de estresse sob controle. Não deixe que uma situação ou um pensamento roubem sua paz e sua tranquilidade – e lembre-se de buscar ajuda, se precisar.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!