Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são os benefícios do tédio para as crianças?

Pontos chave:

  1. Permitir que as crianças experimentem o tédio pode ser benéfico para o seu desenvolvimento, pois incentiva a autoconfiança e a motivação.
  2. Os pais devem ver o tédio como uma oportunidade para que seus filhos criem seus próprios passatempos, o que pode exigir espaço, tempo e materiais simples.
  3. O tempo de brincadeira não estruturada resultante do tédio ajuda as crianças a desenvolver qualidades como curiosidade, perseverança, criatividade e habilidades para resolver problemas, que são valiosas para o crescimento acadêmico.
  4. O tédio permite que as crianças explorem tanto seu mundo interior quanto exterior, promovendo a criatividade e uma disposição para tentar novamente quando as coisas não funcionam inicialmente.

Lidar com o tédio pode ser um verdadeiro desafio para as crianças e para os pais, já que é tentador preencher cada segundo do dia com atividades. Porém, mesmo que as aulas de arte, esportes ou música contribuam com o desenvolvimento das crianças, elas também precisam de um tempo para si mesmas – um tempo para descansar suas mentes, sonhar e descobrir o que realmente as interessa.

“Se os pais ocuparem todo o tempo livre de seus filhos com atividades, eles nunca saberão como fazer isso sozinhos […] as crianças precisam aprender a ficar entediadas para se motivarem a fazer as coisas. Deixar que as crianças fiquem entediadas é uma maneira de torná-las autossuficientes”, diz Lyn Fry, psicólogo infantil londrino com foco na educação.

X
banner kinedu desenvolvimento

Os pais não devem se sentir culpados se seus filhos se queixarem de tédio. Pelo contrário: eles devem ver isso como uma oportunidade. Os pais têm um papel a desempenhar, mas apressar-se em oferecer soluções prontas não é útil. Ao invés disso, as crianças precisam que os adultos entendam que criar seus próprios passatempos requer espaço, tempo e a possibilidade de fazer bagunça. As crianças também precisarão de alguns materiais, mas eles não precisam ser muito sofisticados ou de alta tecnologia. Na verdade, itens simples funcionam melhor, pois tendem a ser mais flexíveis e versáteis.

Todos nós já ouvimos falar da criança que ignora o presente caro que seus pais lhe deram, mas começa a brincar com a caixa.

Permitir que as crianças se envolvam em brincadeiras não estruturadas pode oferecer muitas vantagens para seu futuro crescimento acadêmico. Qualidades como curiosidade, perseverança, ludicidade e confiança permitem a elas explorar, criar e desenvolver a criatividade e as habilidades de resolução de problemas. Elas também ajudam as crianças a aprender a não desanimar e a tentar novamente quando algo não funcionar na primeira vez. Lembre-se, a brincadeira desestruturada que surge a partir do tédio dá às crianças a oportunidade de explorar seus mundos interno e externo, o que permite que a criatividade floresça!

Artigos Relacionados