X
X

Os benefícios do tédio para as crianças

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Lidar com o tédio pode ser um verdadeiro desafio para as crianças e para os pais, já que é tentador preencher cada segundo do dia com atividades. Porém, mesmo que as aulas de arte, esportes ou música contribuam com o desenvolvimento das crianças, elas também precisam de um tempo para si mesmas – um tempo para descansar suas mentes, sonhar e descobrir o que realmente as interessa.

“Se os pais ocuparem todo o tempo livre de seus filhos com atividades, eles nunca saberão como fazer isso sozinhos […] as crianças precisam aprender a ficar entediadas para se motivarem a fazer as coisas. Deixar que as crianças fiquem entediadas é uma maneira de torná-las autossuficientes”, diz Lyn Fry, psicólogo infantil londrino com foco na educação.

X
banner kinedu desenvolvimento

Os pais não devem se sentir culpados se seus filhos se queixarem de tédio. Pelo contrário: eles devem ver isso como uma oportunidade. Os pais têm um papel a desempenhar, mas apressar-se em oferecer soluções prontas não é útil. Ao invés disso, as crianças precisam que os adultos entendam que criar seus próprios passatempos requer espaço, tempo e a possibilidade de fazer bagunça. As crianças também precisarão de alguns materiais, mas eles não precisam ser muito sofisticados ou de alta tecnologia. Na verdade, itens simples funcionam melhor, pois tendem a ser mais flexíveis e versáteis.

Todos nós já ouvimos falar da criança que ignora o presente caro que seus pais lhe deram, mas começa a brincar com a caixa.

Permitir que as crianças se envolvam em brincadeiras não estruturadas pode oferecer muitas vantagens para seu futuro crescimento acadêmico. Qualidades como curiosidade, perseverança, ludicidade e confiança permitem a elas explorar, criar e desenvolver a criatividade e as habilidades de resolução de problemas. Elas também ajudam as crianças a aprender a não desanimar e a tentar novamente quando algo não funcionar na primeira vez. Lembre-se, a brincadeira desestruturada que surge a partir do tédio dá às crianças a oportunidade de explorar seus mundos interno e externo, o que permite que a criatividade floresça!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!