Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os fonemas mais difíceis de pronunciar

À medida que as crianças desenvolvem as habilidades de fala, aprendem a pronunciar os diferentes sons das línguas que estão aprendendo. Alguns sons são mais difíceis de articular do que outros, e é normal que, no início, as crianças não consigam pronunciar as palavras corretamente.

A fala se desenvolve ao longo do tempo e com muita prática! Isso faz parte do processo. Então, se você perceber que o seu filho tem dificuldade para fazer um som, provavelmente não é nada com o que se preocupar. Muitas crianças aprendem a articular corretamente todos os sons das palavras aos 8 anos (seu filho ainda tem um longo caminho pela frente!).

Às vezes, é difícil entender o que o seu filho diz se ele tiver problemas para pronunciar certos fonemas (os sons individuais que compõem as palavras). Em geral, os sons mais difíceis de dominar são:

– /L/

– /s/

– /R/ como forte, rato e roupa

X
banner kinedu desenvolvimento

– /r/ como fraco, barata e buraco

– /x/ como chato e xixi

– /f/

– /z/

– /v/

– /j/

Por esta razão, as crianças geralmente trocam os sons de palavras que contêm os fonemas que ainda não conseguem pronunciar. Por exemplo, ele dirá “xirafa” em vez de “girafa”, ou “buiaco” e “bulaco” ao invés de “buraco”. Como resultado, você e outros adultos podem ter dificuldade para entender o que ele está tentando dizer, e ele pode ficar frustrado. Esforce-se para decifrar o que o seu filho diz e não o corrija o tempo todo, pois só irá frustrá-lo mais e fazê-lo resistir a falar mais tarde. O melhor que você pode fazer é falar corretamente e servir de exemplo: fale devagar e com clareza, para que o seu filho aprenda ouvindo.

Artigos Relacionados