Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas para promover uma boa comunicação entre pais e filhos

Pontos Chave:

  1. Os pais passam menos de 40 minutos diários conversando com seus filhos, destacando a necessidade de uma comunicação eficaz.
  2. Estimule isso começando cedo, escutando ativamente, dedicando tempo à comunicação, ajudando seu pequeno a se expressar e ficando atento a pistas verbais e não-verbais.

As pesquisadoras Almudena Sevilla, da Universidade de Londres, e Cristina Borra, da Universidade de Sevilha, revelaram que os pais passam menos de 40 minutos por dia conversando com seus filhos, e isso não é suficiente!

A Extensão da Universidade Estadual de Michigan e o livro “O Que Esperar dos Primeiros Anos” recomendam e dão conselhos sobre como tornar a comunicação com o seu filho uma parte central do relacionamento de vocês.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Comece cedo! Embora as habilidades verbais do seu filho ainda sejam limitadas, é muito importante estabelecer as bases para o diálogo com ele.

– Ouça-o com atenção. Este é o melhor conselho sobre comunicação que podemos lhe dar. Seja paciente quando o seu filho levar todo o tempo do mundo contando todos os detalhes da história e tente não tirar conclusões tão cedo.

– Transforme a conversa em algo importante e dedique um tempo para isso. Estabeleça um horário específico para conversar com a família. Isso significa um tempo sem distrações, como celulares, televisão ou material de leitura. Uma boa ideia é estabelecer o ritual de “bom dia” e “boa noite”, nos quais vocês conversam antes de ir à escola e antes de ir dormir. Agora é a hora de estabelecer novos rituais familiares.

– Ajude-o a expressar coisas mais complicadas. À medida que as habilidades linguísticas do seu filho se desenvolvem, espera-se que ele experimente sentimentos que não consegue expressar em palavras, porque ele ainda não tem um vocabulário tão amplo. Dê a ele muitas palavras para expressar coisas negativas e positivas.

– Preste atenção tanto na linguagem verbal quanto na comunicação não-verbal. Concentre-se no que ele diz e demonstre interesse fazendo comentários ou perguntas. Dessa forma, ele saberá que o que ele está dizendo é importante para você.

Artigos Relacionados