É muito comum que mulheres que gostam de se exercitar busquem informações sobre exercícios e os efeitos que podem ter durante a gravidez. Como o ciclismo é um esporte muito popular, decidimos investigar mais sobre seus benefícios e riscos potenciais para mulheres grávidas.

Primeiramente, você deve estar ciente de que seus níveis de energia mudam durante a gravidez. Durante o primeiro trimestre, toda a energia e esforço do seu corpo estão concentrados em criar e nutrir a placenta, por isso evite sessões de exercício longas e intensas (especialmente à noite). Andar de bicicleta no segundo e terceiro trimestres é mais fácil, mas consulte o seu médico se tiver alguma dúvida!

Durante a gravidez, à medida que a sua barriga cresce, você pode querer trocar a sua bicicleta por uma bicicleta ergométrica. Isso reduzirá o esforço que você faz e evitará que você caia se perder o equilíbrio.

Aqui estão algumas recomendações para todas as nossas ciclistas:

• Se você for comprar uma bicicleta, ao escolher, dê prioridade ao conforto do assento (você ficará grata à medida que a gravidez progride).

• Se estiver na academia, escolha uma bicicleta próxima a um ventilador ou uma janela.

banner kinedu prenatal pt

• Se a parte inferior das costas doer, uma boa alternativa é usar uma bicicleta reclinada (muitas academias têm essa opção).

• Tenha um monitor cardíaco à mão. A bicicleta ergométrica geralmente tem um integrado, se não, considere investir em um.

• Mantenha-se hidratada.

• Conforme sua barriga cresce, levante o guidão para ficar mais reto e confortável.

• Se sentir que tem sérios problemas de equilíbrio, não arrisque e não suba na bicicleta. Uma queda não seria boa para você nem para o bebê.

• Se você terminar exausta ou se cansar facilmente, deixe a bicicleta de lado ou reduza a intensidade do exercício.

A gravidez é uma época para aproveitar e se divertir. Se você toma cuidado e não há complicações no exame físico, não há motivo para parar de se exercitar ou interromper seu estilo de vida ativo.