X
X

Perto do coração: o que é e quais as vantagens do babywearing?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

É provável que você já tenha se deparado com os termos “baby wearing”, “canguru” ou “wrap sling”, já que eles parecem ter invadido as redes sociais, os blogs de maternidade e até mesmo a moda dos recém-nascidos.

Junto com esse aumento de popularidade, questões importantes podem surgir a respeito desse tema, como “o que é babywearing?”, “como uso um canguru?”, “os wrap slings são seguros?”, entre outras. Não se preocupe, pois, no post de hoje, vamos explorar algumas dessas questões, para que você possa decidir se é algo que você gostaria de tentar ou não.

De acordo com a ONG Babywear International, babywearing refere-se à prática de usar um “carregador de bebê” para manter o seu filho perto do seu corpo enquanto você realiza suas atividades diárias. Esse método de carregar o bebê ao longo do dia é um costume em muitas culturas nativas do México, do Peru, da Indonésia, etc., e tem se mostrado uma ferramenta segura e eficaz para muitos cuidadores ao longo dos séculos. Hoje, existem diversos tipos de “carregadores de bebês” no mercado, então, é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos.

Vamos dar uma olhada nos motivos pelos quais o babywearing tem feito tanto sucesso, e em algumas considerações importantes sobre sua implementação.

Benefícios

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Passa a sensação de união, como se você estivesse embalando seu bebê em seus braços, mas sem comprometer a sua mobilidade (por exemplo, permite carregar seu bebê pelo parque com as mãos livres).
  • A proximidade estimula o envolvimento e a sintonia entre o cuidador e o bebê, criando, assim, um ciclo de interação positiva entre eles.
  • Proporciona um contato pele a pele, que ajuda a controlar a temperatura do corpo do bebê, bem como baixar os níveis de cortisol do sangue – tanto do bebê quanto da mãe.
  • Permite que seu bebê participe de interações sociais sem abandonar o conforto de estar ao seu lado.
  • Auxilia a amamentação.
  • Permite incluir seu bebê em suas atividades diárias, facilitando o processo de trabalhar e algumas tarefas, como ir ao supermercado.Estimula um apego seguro, assim como sensações agradáveis. Um estudo publicado na revista Pediatrics demonstrou que, em comparação com as práticas mais comuns de carregar um bebê, usar um “carregador de bebê” por 3 horas por dia reduziu o choro dos bebês em 43%.
  • Permite cuidar de outras crianças. O “carregador de bebê” pode ajudá-la a cuidar dos irmãos mais velhos, sem se preocupar em deixar seu bebê incomodado por causa das mudanças repentinas de atenção.

Considerações

Como em qualquer outra atividade relacionada ao seu filho, é importante observar algumas dicas de segurança:

  • Certifique-se de que as vias aéreas do seu bebê permaneçam abertas e visíveis durante todos os momentos.
  • Escolha um “carregador de bebê” que forneça apoio para o pescoço, as costas e a pélvis do seu bebê (cangurus ergonômicos, como aqueles que têm uma estrutura macia, são boas opções).
  • Conforto e confiança são as prioridades.
  • Inspecione o “carregador de bebê” antes de cada uso, para ver se ele está desgastado ou danificado.
  • Evite o babywearing em situações em que não seria seguro carregar seu bebê nos braços.

Se você tiver perguntas mais específicas ou preocupações pessoais sobre como carregar o seu bebê, sugerimos que você converse com o seu médico sobre isso.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!