Quando o assunto é nutrição infantil, os pais podem ficar sobrecarregados com as muitas precauções e recomendações de segurança que precisam ser consideradas. Uma das perguntas mais comuns é: pode requentar o leite de fórmula?
A fórmula pode ser uma ótima fonte de nutrição para bebês, mas a preparação inadequada pode ter sérias consequências. Saber como preparar e armazenar fórmula infantil pode ajudar a garantir que seu bebê receba todos os nutrientes necessários enquanto se protege da contaminação bacteriana.
Continue a leitura para descobrir a resposta para a pergunta “Pode requentar o leite de fórmula?” e aprender algumas dicas importantes para manusear mamadeiras.
Preparo e armazenamento de fórmula infantil
O primeiro passo para preparar a fórmula de maneira segura é conhecer as melhores práticas de armazenamento e preparação. Confira:
- Certificar-se de sempre lavar as mãos antes de preparar a fórmula infantil;
- Limpar as mamadeiras e os bicos antes de cada uso;
- Esterilizar as mamadeiras, bicos, chupetas e outros itens em água fervente por pelo menos cinco minutos ou de acordo com as instruções do fabricante;
- Certificar-se de esfriar a mamadeira após a esterilização, passando água fria sobre ela ou deixando que esfrie sozinha;
- Uma vez que a fórmula esteja preparada, pode ser armazenada na geladeira por até 24 horas;
- Se você pretende alimentar seu bebê imediatamente, pode oferecê-la fria ou à temperatura ambiente.
Aquecimento e reaquecimento da fórmula
Para o preparo da fórmula, você deve seguir as instruções da embalagem quanto a temperatura da água. Caso você não encontre essa informação específica, o padrão de temperatura recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela OMS é de 70 ºC, mas você pode conversar com o seu médico sobre isso, pois alguns profissionais da saúde defendem que a fórmula pode ser preparada com água fria, desde que tenha sido previamente fervida.
No entanto, se você optar por aquecer a fórmula logo após o preparo, certifique-se de que ela seja servida dentro de uma hora. Nunca, jamais reaqueça um frasco de fórmula – isso pode causar o crescimento de bactérias e não é seguro para o seu filho!
Afinal, pode requentar o leite de fórmula?
A resposta para a pergunta “pode requentar o leite de fórmula?” é não. O reaquecimento pode causar o crescimento de bactérias, o que pode ser perigoso para a saúde do seu bebê. Se você optar por aquecer a fórmula logo após prepará-la, certifique-se de oferecê-la para seu bebê dentro de uma hora, e descarte qualquer fórmula restante que tenha sido aquecida ou armazenada na geladeira por mais de 24 horas.
Seguindo essas simples dicas você pode ajudar a garantir que seu bebê receba toda a nutrição necessária enquanto permanece protegido contra bactérias prejudiciais.
Para mais informações sobre a alimentação do seu bebê, baixe o nosso app e acesse aulas de especialistas em nutrição infantil!