Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como os questionamentos das crianças contribuem para suas habilidades de resolução de problemas

Pontos chave:
1. Responder às perguntas de uma criança promove o desenvolvimento cognitivo, estimulando o raciocínio e as habilidades de resolução de problemas.
2. As habilidades cognitivas se desenvolvem entre os 36 e os 48 meses de idade.
3. Fazer perguntas é uma forma natural de as crianças em idade pré-escolar aprenderem sobre o mundo e como resolver problemas.
4. As crianças usam as novas informações das respostas para mudar sua compreensão de um problema e resolvê-lo.

Toda vez que você responde às perguntas do seu filho, você está estimulando o desenvolvimento cognitivo dele! Mais especificamente, as habilidades de raciocínio e resolução de problemas, que, segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), se desenvolvem entre 36 e 48 meses de idade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Michelle Chouinard, psicóloga do desenvolvimento e pesquisadora da Universidade da Califórnia, decidiu estudar com mais profundidade como as crianças usam perguntas para resolver problemas. Em 2007, ela se concentrou em analisar o que as crianças perguntavam e se recebiam ou não novas informações para ajudá-las a resolver um problema. Foi pedido a um grupo de crianças de quatro anos para adivinharem o que estava dentro de uma caixa fechada. Metade do grupo foi autorizado a fazer perguntas para obter pistas, enquanto a outra metade deveria apenas adivinhar. Como você pode imaginar, as crianças poderiam se distrair de várias formas ao fazer as perguntas, mas não foi o que aconteceu. De fato, aquelas que perguntaram foram melhores em identificar o objeto dentro da caixa. Isso indica que as crianças em idade pré-escolar usam as novas informações recebidas para modificar as suposições sobre um problema e, assim, resolvê-lo.

Este estudo prova que perguntar é uma das maneiras pelas quais as crianças aprendem naturalmente sobre o mundo. Suas perguntas podem parecer aleatórias, mas, na realidade, estão diretamente relacionadas ao que as rodeia, aos estímulos que recebem e ao estágio de desenvolvimento cognitivo em que se encontram. Pouco a pouco, as questões do seu filho se tornarão mais complexas, mas você também verá que ele conseguirá tirar conclusões por conta própria, sem a necessidade de perguntar. Portanto, aproveite este momento, e lembre-se de que as perguntas que o seu filho faz são uma ferramenta muito útil que o acompanhará pelo resto da vida tanto na forma de curiosidade e resolução de problemas como nas habilidades de raciocínio conceitual.

Artigos Relacionados