X
X

Por que a rotina é importante para o bebê?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Os bebês se desenvolvem melhor em um ambiente previsível, e por boas razões – todos os dias são repletos de novas experiências de aprendizado e agitação. É por isso que colocar seu bebê em uma rotina proporcionará a ele segurança, conforto e confiança. Outro fator importante para isso é que os bebês ainda não entendem o conceito de tempo, então eles organizam suas vidas com base nos eventos que acontecem durante o dia. Quando as coisas acontecem na mesma ordem, eles conseguem compreender melhor o mundo deles.

Quando e como devo começar?

Você pode estar se perguntando quando é o melhor momento para estabelecer uma rotina. Pode ser surpreendente, mas os especialistas discordam sobre quando exatamente os pais devem começar a estabelecer uma rotina. No geral, quando o bebê tem de 2 a 4 meses de idade, ele está mais propenso a seguir rotinas; mas você pode tentar começar antes disso, pois elas também a ajudarão.

X
banner kinedu saúde

Uma das melhores maneiras de iniciar uma rotina é selecionar os horários de sono e de amamentação. Isso é particularmente útil, pois os recém-nascidos estão apenas começando a estabelecer seu ritmo circadiano (o relógio biológico), que os ajuda a distinguir entre o dia e a noite. Você pode começar uma rotina de dormir fazendo coisas que relaxem o seu bebê, como dar um banho, ler uma história ou ouvir uma música tranquila. Tente observar os horários em que seu bebê mama e dorme, de modo a compreender a programação natural dele e identificar padrões que a ajudarão a implementar uma rotina bem-sucedida.

Não se preocupe se seu bebê continuar acordando ou quiser mamar em momentos diferentes. A maioria dos hábitos de sono e de alimentação dos bebês se torna mais consistente e previsível depois dos 3 ou 4 meses de idade. A ideia é que, com o tempo, seu bebê associe certos indicadores à hora de dormir e ou de mamar.

Embora você possa querer manter um cronograma rígido para o seu bebê dormir e mamar, é importante mencionar que você nunca deve negar leite ou sono ao seu bebê quando ele precisar, só porque não é “o momento certo”. Você deve alimentar o seu filho se ele estiver chorando de fome. O mesmo vale para o sono. Se a sua programação indicar que é hora de dormir, mas ele estiver mais agitado do que o normal e precisar ser acalmado, acalme-o. Lembre-se: nenhuma programação deve vir antes das necessidades do seu bebê, especialmente durante os primeiros meses!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!