Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seletividade alimentar infantil: O que fazer?

Pontos chave:
1. É comum que as crianças tenham seletividade alimentar, especialmente à medida que crescem e se interessam mais por brincar e explorar. Se estão se desenvolvendo bem e felizes, não é uma preocupação importante.
2. As crianças podem recusar certos alimentos para afirmar independência. Respeite suas escolhas e ofereça opções saudáveis, introduzindo gradualmente novos alimentos.
3. Existem diferentes perfis de comedores exigentes, incluindo aqueles sensíveis ao sabor, textura, com hábitos alimentares fortes, ativos e os que fazem lanches entre as refeições. Adapte sua abordagem para atender às preferências do seu filho e incentivar hábitos alimentares saudáveis.
4. Ofereça uma variedade de opções saudáveis nas refeições, envolva seu pequeno na cozinha e evite usar a sobremesa como recompensa ou punição. Mantenha a paciência, a atitude positiva e a consistência, criando um ambiente tranquilo durante as refeições.

Muitas crianças são difíceis quando se trata de comer. Se você está passando por isso, temos boas notícias – é totalmente normal! Desde que seu bebê continue a se desenvolver em um ritmo saudável e feliz, não há muito com o que se preocupar. De fato, após o primeiro ano, o crescimento diminui e as crianças não precisam de tanta comida. Além disso, o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças as torna mais interessadas em brincar e explorar, e menos interessadas em sentar e comer.

Uma das razões pelas quais as crianças são difíceis e se negam a comer é porque buscam a independência, e recusar alimentos lhes dá uma sensação de escolha. As crianças querem escolher o que e quanto comer, e nem sempre têm apetite; por isso, às vezes, comem muito bem, e em outras vezes, parecem não comer nada. Devemos respeitar a escolha delas de comer ou não, mas lembre-se de que somente você tem controle sobre que alimento oferecer e a que horas.

É importante oferecer opções saudáveis ​​nas refeições, e continuar apresentando novas opções, pois pode levar de 10 a 15 tentativas para que uma criança goste de um alimento específico, ou até mesmo tente experimentá-lo. Além disso, ao oferecer novas opções, lembre-se de apresentá-las em pequenas quantidades, e junto com alguma comida que você já saiba que o seu filho gosta.

X
Nestlé banner webp

Cada criança é diferente, e pode haver diferentes razões pelas quais elas não queiram comer ou experimentar novos alimentos. Com isso em mente, neste artigo, apresentamos diferentes perfis de crianças que se recusam a comer e dicas sobre como alimentá-las.

Se seu filho é sensível ao gosto, cheiro ou textura:

  • Apresente opções saudáveis, juntamente com alimentos que você já sabe que ele gosta;
  • Ofereça novos alimentos gradualmente, lembrando que pode levar de 10 a 15 tentativas até que ele prove algo novo;
  • Preste atenção aos alimentos e texturas que incomodam seu pequeno e tente servir a mesma comida com uma preparação diferente da próxima vez.

Se ele tem um temperamento forte e não quer experimentar ou comer certos alimentos:

  • Sirva os novos alimentos junto com a comida que seu filho já gosta. Incentive-o a tocar, cheirar ou experimentar novos alimentos;
  • Resista à vontade de preparar comida especial para o seu filho, mas certifique-se de que, em cada refeição, tenha algo que ele goste. Sempre tente dar a ele o que o resto da família está comendo, mas em pequenas porções;
  • Ofereça a ele molhos saudáveis, ​​como iogurte natural, homus ou manteiga de amendoim, para incentivar seu filho a comer frutas e legumes;
  • Envolva seu filho nos aspectos simples da culinária, para que a comida chame sua atenção e desperte seu interesse;
  • Lembre-se de expô-lo gradualmente a novos alimentos, e mantenha a calma se seu filho não quiser prová-los.

Seu filho pode parecer difícil para comer, mas o que ele realmente quer é se alimentar. Neste caso, você pode:

  • Oferecer petiscos durante as refeições;
  • Deixar que seu filho segure os talheres, mesmo que ele ainda não tenha uma boa coordenação olho-mão;
  • Perguntar ao seu filho como ele quer que a comida seja servida no prato dele.

Seu filho é muito ativo e não gosta de parar de brincar para se sentar e comer:

  • Não chame seu filho para comer até que o prato dele esteja pronto;
  • Tente fazer cada refeição brevemente.

Artigos Relacionados