Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como posso ensinar habilidades de comunicação social ao meu filho?

Pontos chave:

  1. A pragmática, ou as regras de comunicação social, são vitais para a utilização eficaz da linguagem. Ensine ao seu filho a importância da comunicação não-verbal e da compreensão das expressões faciais.
  2. Você pode ensinar ao seu pequeno habilidades como usar a linguagem para diversos fins e seguir regras de conversação.

Às vezes, nos esquecemos de falar sobre um componente muito importante da linguagem: a pragmática, ou as regras de uso dependendo da situação e dos interlocutores. Também conhecida como comunicação social, a pragmática inclui expressões faciais, gestos, o que é dito e quando é dito. Conhecer e seguir essas regras é essencial para uma comunicação eficaz entre as pessoas.

Existem três importantes habilidades de comunicação social que você pode ensinar ao seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento

1. Diferentes usos da linguagem: informar, perguntar ou pedir implica uma maneira diferente de se comunicar.

2. Adaptar a linguagem ao ouvinte e à situação: precisamos conversar de maneira diferente com uma criança ou com um adulto, omitindo detalhes quando a pessoa já sabe o que está sendo falado ou falar de forma diferente, dependendo de onde estamos.

3. Seguir as regras de conversação: isso inclui respeitar a vez de alguém falar, não mudar de assunto, saber o quão perto você deve ficar de alguém quando fala, etc.

É normal e esperado que as crianças quebrem essas regras enquanto se familiarizam com elas. Algumas não sabem filtrar o que dizem, então, se você quiser uma opinião brutalmente honesta sobre um vestido novo, pergunte ao seu filho! Embora, às vezes, a falta de habilidades de comunicação social das crianças possa ser desconfortável e difícil, lembre-se de que elas estão aprendendo. Apenas encontre um tempo para explicar ao seu filho que ele disse algo inapropriado e o que ele deveria ter feito.

Por outro lado, se o seu filho estiver com dificuldades com as habilidades de conversação, certifique-se de dar a ele muitas oportunidades para praticar! Antes de iniciar uma conversa, diga algo sobre o assunto do qual você vai falar, para que ele saiba no que se concentrar. Isso o ajudará a não mudar de assunto. Faça perguntas, para que ele possa continuar a conversa. Você também pode explicar o que é comunicação não-verbal e como, às vezes, as expressões faciais servem para entender melhor o que as pessoas estão tentando dizer. Vejam imagens de pessoas com diferentes expressões e peça para o seu filho identificar o que cada pessoa está sentindo.

Artigos Relacionados