Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeiros socorros para asfixia

primeiros socorros asfixia

Pontos chave:

  1. Saber o que fazer em caso de engasgo com um bebê é essencial, pois o engasgo pode ser uma emergência com risco de vida.
  2. Os sinais de asfixia em um bebê incluem tosse, engasgo, falta de ar, ruídos estranhos e vermelhidão ou coloração azul.
  3. Se um bebê estiver engasgado, primeiro tente deixá-lo tossir o objeto. Se ele não conseguir tossir e ainda estiver consciente, dê-lhe cinco golpes rápidos nas costas, entre as omoplatas, e cinco golpes rápidos para baixo, no meio do esterno.
  4. Se o bebê perder a consciência ou não conseguir remover o objeto, ligue para o 911 e prepare-se para realizar a RCP modificada.

Engasgar pode ser algo realmente perigoso para o seu bebê. Por isso, é essencial manter a calma, e a melhor forma de garantir isso é aprendendo primeiros socorros para asfixia.

Esperamos que você nunca passe por uma situação em que tenha que aplicar primeiros socorros em seu filho, mas sabemos que os bebês tendem a levar tudo até a boca. Essa é uma parte normal de seu desenvolvimento e de sua experimentação, mas também pode colocá-lo em um risco maior de asfixia. Nessa fase, os bebês tendem a engasgar com comida e pequenos brinquedos e se enroscar em cordões e fios de cortina. Basicamente tudo o que os rodeia pode ser uma ameaça!

Foi pensando nisso que listamos, nesse artigo, algumas dicas e passos a seguir caso você se encontre nessa situação.

Sinais de asfixia

Como você sabe que seu bebê está engasgado?

Esteja alerta aos sinais. Alguma coisa pode estar bloqueando as vias aéreas do seu filho se ele:

X
Nestlé banner webp
X
banner kinedu saúde
  • Estiver tossindo.
  • Estiver engasgando.
  • Estiver fazendo sons estranhos ou não estiver fazendo barulho nenhum com a boca aberta.
  • Estiver com a pele avermelhada ou azulada.
  • Não estiver respirando.

O que fazer se seu bebê estiver engasgado?

Se seu bebê estiver tossindo ou engasgando, isso significa que suas vias aéreas estão apenas parcialmente bloqueadas. Neste caso, deixe-o continuar a tossir, pois será a maneira mais eficaz de liberar o bloqueio.

Primeiros socorros para asfixia: passo a passo

Se o seu bebê estiver consciente, mas não conseguir tossir, chorar ou respirar, e você achar que algo está preso em suas vias aéreas, siga estes passos de primeiros socorros para asfixia:

  1. Coloque seu bebê de bruços sobre o seu antebraço ou no seu colo, caso não consiga controlar a posição do antebraço;
  2. Apoie a cabeça dele, colocando sua mão ao redor da mandíbula dele, usando sua coxa para formar uma alavanca;
  3. Dê cinco golpes rápidos entre as escápulas, usando a palma da sua mão livre;
  4. Se o objeto ainda permanecer preso, vire o rosto dele para cima, usando sua coxa ou o colo como apoio. Apoie a cabeça dele, que deve ficar mais baixa que o peito, e coloque dois dedos no meio do esterno. Dê cinco estocadas rápidas para baixo (seus dedos devem estar à largura de um dedo abaixo de uma linha imaginária entre os mamilos do seu bebê);
  5. Repita os golpes nas costas e no peito até que o objeto esteja visível e você possa removê-lo.

Não tente remover a obstrução colocando a mão na garganta do seu bebê. Isso pode fazer com que o objeto se aloje mais profundamente, e você pode até danificar a garganta dele. 

Se seu bebê não conseguir colocar o objeto para fora, peça a alguém para ligar para o Corpo de Bombeiros (193) enquanto você continua fazendo o procedimento. Se seu bebê perder a consciência, talvez seja necessário realizar a reanimação cardiorrespiratória (RCR) modificada nele.

É sempre bom ter conhecimentos de primeiros socorros para asfixia e RCR! Para encontrar uma equipe na sua área, informe-se na sua cidade.

Lembre-se de deixar seus comentários abaixo!

Artigos Relacionados