Pontos chave:
- As brincadeiras de vestir melhoram o desenvolvimento do cérebro das crianças e estimulam as habilidades cognitivas, as conexões neurais e as funções executivas.
- Vestir-se de super-herói cria um espaço único na mente da criança, promovendo a expressividade emocional, a cognição, a regulação e a criatividade.
- Representar papéis, criar histórias, fazer as próprias fantasias, incentivar as crianças a se vestirem sozinhas e incorporar atividades durante a execução de tarefas pode melhorar as competências sociais, de comunicação e de memória das crianças.
Anteriormente, falamos sobre a importância de brincar de faz de conta. Esse tipo de brincadeira pode ser extremamente variado, e hoje falaremos de um em particular.
Você já chegou à fase em que o seu filho quer usar fantasias o tempo todo? Elas se tornam algo do dia a dia, e não algo reservado para o Dia das Bruxas ou festas especiais. Seu filho quer usar fantasias onde e quando tiver vontade. Embora possa parecer uma simples brincadeira, na verdade, quando seu filho veste uma fantasia e finge ser um pirata, um super-herói ou um caubói, ele está adquirindo muitas habilidades e estimulando suas habilidades cognitivas. Continue lendo para aprender mais.
Durante as fases iniciais do desenvolvimento do seu filho, o desenvolvimento cerebral pode ser potencializado com o uso da imaginação durante as brincadeiras de faz de conta – por exemplo, vestindo fantasias. A simples tarefa de criar imagens ou sons na mente do seu filho contribui para o desenvolvimento de conexões neurais e, posteriormente, para a aquisição de funções executivas.
Vestir-se como um super-herói não é só por uma capa. Em sua mente, seu filho provavelmente criou uma missão legal para assumir, algum monstro para lutar e amigos para resgatar. De acordo com um estudo realizado na Universidade Berks do Estado da Pensilvânia, este tipo de brincadeira contribui para o desenvolvimento futuro da expressividade, do conhecimento e da regulação emocional das crianças. Outros estudos reafirmam a importância das brincadeiras de faz de conta, como vestir fantasias, pois estas brincadeiras estão associadas a um melhor desempenho criativo no futuro.
Queremos lhe convidar a explorar ainda mais as fantasias com o seu filho e aproveitá-las ao máximo. Aqui estão algumas dicas:
- Inventem uma história: se o seu filho gosta de se vestir de pirata, criem um enredo em que o pirata precisa fazer alguma coisa. Talvez seu navio esteja encalhado em uma ilha deserta. O que ele fará para sobreviver? Como ele pode voltar para o continente? Seu filho usará empatia, planejamento e habilidades de resolução de problemas enquanto se diverte usando uma fantasia e abraçando seu papel.
- Encenação: vocês podem se fantasiar e participar juntos de uma encenação. Talvez você possa se vestir de bebê, e o seu filho, de cuidador. Dessa forma, você poderá vê-lo representar e imitar certas ações que ele testemunhou ou das quais fez parte. Esse tipo de encenação oferece a você a oportunidade de observar as informações que seu filho está recebendo do ambiente dele, e também como ele as processa. Também pode contribuir para o desenvolvimento da empatia.
- Criem suas próprias fantasias: outra maneira de melhorar a experiência é ter em mãos alguns materiais legais para criar fantasias em casa. É possível colocar várias habilidades manuais em prática, como cortar, colar e escolher botões, o que poderá contribuir para o desenvolvimento de uma boa coordenação motora.
- Incentive seu filho a se vestir sozinho: dê a ele a chance de praticar suas habilidades de independência e autocuidado, ajudando-o durante o processo. Fique ao lado dele e ofereça sua ajuda, para que ele saiba que você está lá para apoiá-lo. Aprender a abotoar uma camisa ou amarrar cadarços são tarefas que exigem muitas habilidades do seu filho. Com seu amor e dedicação, você o ajudará a se tornar mais tolerante à frustração e a melhorar a cada dia. Vestir-se, como a maioria das nossas habilidades, é algo que requer repetição. Seu filho poderá ficar frustrado se não conseguir terminar na primeira ou na segunda tentativa. Se isso acontecer, ofereça apoio, mencionando que você entende o que ele sente, e incentive-o a tentar novamente.
- Leve-o para passear fantasiado: isso poderá ser divertido, e fortalecerá seu relacionamento com o seu filho. Você verá que as pessoas irão interagir com ele de diferentes formas. Talvez elas perguntem sobre a fantasia, e ele poderá até permanecer no personagem e falar para as pessoas sobre a ilha deserta da qual está tentando escapar. Com essa atividade, seu filho irá melhorar suas habilidades sociais e de comunicação, enquanto também trabalha a memória ao recordar eventos anteriores. Vocês vão aproveitar muito juntos; nada supera uma grande aventura com o seu pequeno! O cérebro e as ideias do seu filho neste momento são tão flexíveis e abundantes, que é o momento perfeito para brincar com ele e promover a aprendizagem por meio da brincadeira.
Vestir fantasias pode ser uma brincadeira simples ou elaborada. Com estas dicas, você poderá escolher o que se encaixa melhor para a rotina de vocês. Experimentem hoje!