Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a criança sabe como mover o corpo?

Pontos chave:

  1. A propriocepção é a capacidade de saber onde está o seu corpo no espaço.
  2. Receptores especiais nos músculos nos ajudam a manter a postura e o equilíbrio.
  3. A propriocepção é crucial para os movimentos coordenados.

Quando você vê um bebê dar os primeiros passos, a falta de coordenação em seus movimentos é até fofa. Parece que ele não sabe onde cada parte do corpo está ou que não tem certeza da sequência de movimentos necessários para andar. Você já se sentou de pernas cruzadas e perdeu temporariamente a sensibilidade de uma das pernas? Com certeza, você demorou um minuto para recuperar a circulação sanguínea e ficou sem saber direito quanto peso a perna poderia suportar ou onde estava o seu pé. Essas experiências mostram a incrível conexão que existe entre os processos cerebrais de sensibilidade e movimento. Isso é chamado de propriocepção.

X
banner kinedu desenvolvimento

Propriocepção é um termo usado em medicina e psicologia para descrever como sabemos onde o nosso corpo está em relação ao espaço e, portanto, é a base para podermos nos movimentar de forma automática e segura. Os músculos esqueléticos têm receptores especiais que nos permitem ter consciência de nossa postura, posição e equilíbrio.

Para guiar o corpo e atingir um movimento preciso e coordenado, nosso cérebro deve estar sempre ciente de onde cada membro está e o que está fazendo. Nos adultos, este processo complexo é realizado de forma rápida e fluida e passa despercebido, mas a realização de movimentos coordenados é uma grande conquista para as crianças pequenas. Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), entre os 25 e os 48 meses de idade, elas desenvolvem bastante a coordenação motora, tanto grossa como fina, que lhes permite andar, agarrar, pular, correr, arremessar e pegar objetos. Então, enquanto o seu filho exercita essas habilidades, ele também consolida a forma como processará as informações internas sobre como se mover.

Artigos Relacionados