X
X

Propriocepção: como meu filho sabe como mover o corpo

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Quando você vê um bebê dar os primeiros passos, a falta de coordenação em seus movimentos é até fofa. Parece que ele não sabe onde cada parte do corpo está ou que não tem certeza da sequência de movimentos necessários para andar. Você já se sentou de pernas cruzadas e perdeu temporariamente a sensibilidade de uma das pernas? Com certeza, você demorou um minuto para recuperar a circulação sanguínea e ficou sem saber direito quanto peso a perna poderia suportar ou onde estava o seu pé. Essas experiências mostram a incrível conexão que existe entre os processos cerebrais de sensibilidade e movimento. Isso é chamado de propriocepção.

Propriocepção é um termo usado em medicina e psicologia para descrever como sabemos onde o nosso corpo está em relação ao espaço e, portanto, é a base para podermos nos movimentar de forma automática e segura. Os músculos esqueléticos têm receptores especiais que nos permitem ter consciência de nossa postura, posição e equilíbrio.

X
banner kinedu desenvolvimento

Para guiar o corpo e atingir um movimento preciso e coordenado, nosso cérebro deve estar sempre ciente de onde cada membro está e o que está fazendo. Nos adultos, este processo complexo é realizado de forma rápida e fluida e passa despercebido, mas a realização de movimentos coordenados é uma grande conquista para as crianças pequenas. Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), entre os 25 e os 48 meses de idade, elas desenvolvem bastante a coordenação motora, tanto grossa como fina, que lhes permite andar, agarrar, pular, correr, arremessar e pegar objetos. Então, enquanto o seu filho exercita essas habilidades, ele também consolida a forma como processará as informações internas sobre como se mover.

Se estiver interessado em saber mais sobre como estimular a propriocepção do seu filho, acesse este link:

What is Proprioception and Why is it Important?

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!