Se você está lendo isso, provavelmente está sonhando com o dia em que poderá finalmente desfrutar de uma noite inteira de sono. Não se preocupe, esse dia está chegando! Pode parecer que seu pequeno nunca vai parar de acordar, mas cada bebê chega lá no seu próprio ritmo.
A verdade é que os padrões de sono do seu bebê fazem parte do incrível desenvolvimento dele, e com um pouco de paciência (e talvez um café), você verá progresso antes do que imagina.
Vamos entender o que esperar à medida que seu bebê cresce!
Entendendo os padrões de sono do bebê
Os bebês precisam de muito sono para apoiar seu rápido crescimento e desenvolvimento. Recém-nascidos, por exemplo, geralmente dormem de 12 a 16 horas em um período de 24 horas. No entanto, eles ainda não sabem a diferença entre dia e noite, e a necessidade de se alimentar frequentemente faz com que durmam em períodos curtos, conhecidos como ciclos de sono, que duram de 20 a 50 minutos.
Durante esses ciclos, você pode notar seu recém-nascido se mexendo, gemendo ou respirando de forma irregular—isso é chamado de sono ativo. Eles também experimentam o sono tranquilo, quando ficam mais imóveis e sua respiração se torna mais regular. É normal que recém-nascidos acordem entre ciclos, mas à medida que crescem, vão aprendendo gradualmente a voltar a dormir.
Ajudando seu bebê a dormir melhor
Você pode guiar seu bebê para melhores hábitos de sono:
- Colocando-o no berço quando estiver cansado, mas ainda acordado.
- Observando sinais de cansaço e respondendo rapidamente.
- Estabelecendo uma rotina consistente, como alimentar, brincar e dormir.
- Criando um ambiente ideal para o sono, com pouco barulho, luz baixa e temperatura confortável.
Marcos do sono do bebê
- Por volta dos 3 meses, os bebês começam a diferenciar entre dia e noite. Os ciclos de sono se alongam, e alguns podem até dormir 4-5 horas à noite.
- Entre 3-6 meses, a maioria dos bebês dorme de 12 a 15 horas em 24 horas, com períodos noturnos de até 6 horas.
- Conforme crescem, os padrões de sono continuam a evoluir. Entre 6-9 meses, picos de crescimento podem interromper o sono, já que o bebê fica mais dependente, agitado e trabalha em marcos como rolar ou ficar em pé.
- Por volta dos 8 meses, a ansiedade de separação pode causar mais despertares noturnos, mas isso faz parte do desenvolvimento emocional saudável.
- De 6 a 12 meses, muitos bebês dormem principalmente à noite, com períodos de 5-6 horas seguidas.
- Ao completar 1 ano, a maioria dos bebês dorme de 12 a 15 horas entre o dia e a noite.
Embora a maioria dos bebês durma a noite toda aos 6 meses, lembre-se de que cada bebê é único. Seu pequeno está no próprio ritmo, e com sua orientação amorosa, as noites tranquilas estão chegando.Os desafios com o sono fazem parte da jornada, e eles vão melhorar com o tempo. Mantenha-se firme—você está indo muito bem!