X
X

Quando posso levar meu filho ao cinema?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Seu filho tem insistido que quer ver o filme que acaba de ser lançado e, embora você saiba que ele adora os personagens, você não tem certeza se ele conseguirá ficar parado durante todo o filme. Talvez você esteja se perguntando se é muito cedo para levá-lo a uma peça ou um show ao vivo. Nossos especialistas lançam uma luz sobre esse assunto.

A maioria dos psicólogos infantis e pais acredita que uma boa idade para começar a levar as crianças ao cinema ou ao teatro é entre 2 e 4 anos, desde que o filme ou o espetáculo seja adequado à idade. Porém, o quanto o seu filho está pronto para ir ao cinema depende principalmente da personalidade dele no momento. Então, como sempre, é importante não apressar ou pressionar o seu filho só porque você ouviu falar de outra criança de 2 anos que, de fato, fica sentada por 120 minutos e aproveita o filme. Algumas crianças conseguem, outras não.

Para lhe ajudar nesta decisão, considere o seguinte:

– A capacidade do seu filho de ficar sentado por mais de 30 minutos.

– Os períodos usuais de atenção do seu filho.

– A tolerância dele a ruído, locais escuros e sons altos. Isso pode sobrecarregar crianças que não estão acostumadas ou não se interessam por essas atividades.

X
banner kinedu desenvolvimento

– De acordo com o livro de Brenda Nixon, ‘The Birth to Five Book’: “Qualquer som que registre 90 decibéis ou mais é prejudicial à audição das crianças”, e alguns filmes podem chegar a 130 decibéis.

Como tornar a experiência agradável para todos (não apenas para você e para o seu filho, mas também para as outras pessoas na sala):

– Escolha sempre um espetáculo ou filme adequado para crianças. Você terá uma experiência melhor se for a uma matinê ou a um filme infantil, ao invés de ir à ópera ou ao balé. Tanto o seu filho quanto o resto do público ficarão mais felizes se você puder deixá-lo com alguém enquanto assiste àquele filme dramático com o seu parceiro.

– Conhecimento é poder. Embora o filme ou o espetáculo seja adequado para crianças, verifique o conteúdo com antecedência e tenha uma ideia do que esperar (luzes brilhantes, cenas de ação, música muito alta, etc.). Compare essas situações com o que você já sabe que o seu filho tolera e gosta.

– Explique para ele que o cinema e o teatro são lugares onde você precisa ficar em silêncio. Este conceito pode ser complicado de entender para uma criança pequena, mas a chave é ser compreensivo, porém firme, com o seu filho. Ajude-o a entender que são lugares onde ele pode se divertir apenas assistindo e ouvindo, e que ele pode rir e perguntar coisas, mas em voz baixa para não incomodar os outros.

– Sente-se perto da saída e evite ficar muito perto da tela. Desta forma, será menos complicado sair inesperadamente ou levar o seu filho ao banheiro.

Todas as crianças passam por uma curva de aprendizado quando começam a compartilhar espaços com outras pessoas. Atividades como ir ao cinema ou ao parque são boas oportunidades de se divertir e aprender a controlar os impulsos dele, atrasar a gratificação e refletir sobre o que as outras pessoas sentem. Embora possa parecer insignificante, conquistar esses passeios diários ajudará seu filho a desenvolver suas habilidades socioafetivas!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!