Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando devo levar meus filhos ao cinema ou a um show?

Pontos chave:

  1. A introdução do cinema ou do teatro ao seu filho deve ocorrer entre os 2 e os 4 anos de idade, mas depende, em última análise, das características individuais da criança.
  2. As coisas a considerar antes de levar seu filho para ver um filme ou peça incluem sua capacidade de atenção, tolerância a sons altos e lugares escuros e capacidade de ficar sentado quieto por mais de 30 minutos.
  3. Escolher um programa adequado para crianças e compreender o conteúdo com antecedência pode torná-lo uma experiência melhor para todos.
  4. Levar seu filho ao cinema ou ao teatro pode ser uma oportunidade divertida para ele desenvolver habilidades sociais e emocionais.

Seu filho tem insistido que quer ver o filme que acaba de ser lançado e, embora você saiba que ele adora os personagens, você não tem certeza se ele conseguirá ficar parado durante todo o filme. Talvez você esteja se perguntando se é muito cedo para levá-lo a uma peça ou um show ao vivo. Nossos especialistas lançam uma luz sobre esse assunto.

A maioria dos psicólogos infantis e pais acredita que uma boa idade para começar a levar as crianças ao cinema ou ao teatro é entre 2 e 4 anos, desde que o filme ou o espetáculo seja adequado à idade. Porém, o quanto o seu filho está pronto para ir ao cinema depende principalmente da personalidade dele no momento. Então, como sempre, é importante não apressar ou pressionar o seu filho só porque você ouviu falar de outra criança de 2 anos que, de fato, fica sentada por 120 minutos e aproveita o filme. Algumas crianças conseguem, outras não.

Para lhe ajudar nesta decisão, considere o seguinte:

– A capacidade do seu filho de ficar sentado por mais de 30 minutos.

– Os períodos usuais de atenção do seu filho.

X
banner kinedu desenvolvimento

– A tolerância dele a ruído, locais escuros e sons altos. Isso pode sobrecarregar crianças que não estão acostumadas ou não se interessam por essas atividades.

– De acordo com o livro de Brenda Nixon, ‘The Birth to Five Book’: “Qualquer som que registre 90 decibéis ou mais é prejudicial à audição das crianças”, e alguns filmes podem chegar a 130 decibéis.

Como tornar a experiência agradável para todos (não apenas para você e para o seu filho, mas também para as outras pessoas na sala):

– Escolha sempre um espetáculo ou filme adequado para crianças. Você terá uma experiência melhor se for a uma matinê ou a um filme infantil, ao invés de ir à ópera ou ao balé. Tanto o seu filho quanto o resto do público ficarão mais felizes se você puder deixá-lo com alguém enquanto assiste àquele filme dramático com o seu parceiro.

– Conhecimento é poder. Embora o filme ou o espetáculo seja adequado para crianças, verifique o conteúdo com antecedência e tenha uma ideia do que esperar (luzes brilhantes, cenas de ação, música muito alta, etc.). Compare essas situações com o que você já sabe que o seu filho tolera e gosta.

– Explique para ele que o cinema e o teatro são lugares onde você precisa ficar em silêncio. Este conceito pode ser complicado de entender para uma criança pequena, mas a chave é ser compreensivo, porém firme, com o seu filho. Ajude-o a entender que são lugares onde ele pode se divertir apenas assistindo e ouvindo, e que ele pode rir e perguntar coisas, mas em voz baixa para não incomodar os outros.

– Sente-se perto da saída e evite ficar muito perto da tela. Desta forma, será menos complicado sair inesperadamente ou levar o seu filho ao banheiro.

Todas as crianças passam por uma curva de aprendizado quando começam a compartilhar espaços com outras pessoas. Atividades como ir ao cinema ou ao parque são boas oportunidades de se divertir e aprender a controlar os impulsos dele, atrasar a gratificação e refletir sobre o que as outras pessoas sentem. Embora possa parecer insignificante, conquistar esses passeios diários ajudará seu filho a desenvolver suas habilidades socioafetivas!

Artigos Relacionados