Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho a comer de forma independente

Pontos chave:

  1. Incentive seu filho a encher um copo com líquido usando um jarro.
  2. Mostre como usar a mão e os dedos para segurar um garfo, aplicando a quantidade correta de pressão para perfurar e pegar alimentos macios e direcionando-os para a boca com precisão.
  3. Incentive seu pequeno a limpar a boca com um guardanapo quando solicitado e a engolir a comida antes de colocar mais na boca.
  4. Ensine-o a abrir diferentes tipos de recipientes de alimentos e a beber de um copo pequeno usando apenas uma mão.

Decidir se o seu filho está pronto para começar a comer sozinho é complicado porque, por um lado, você está empolgado para que ele alcance novos marcos de desenvolvimento, mas, por outro lado, você tem medo de lidar com pisos e mesas sujos. Neste artigo, vamos falar sobre algumas das habilidades para comer de forma independente e sobre marcos de desenvolvimento que são atingidos entre 3 e 4 anos de idade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Segundo a doutora Tiffany Hays, diretora de Nutrição Pediátrica do Centro Infantil Johns Hopkins, permitir que seu filho seja independente para comer desde cedo é crucial porque não apenas incentiva a autonomia, mas também o ensina a identificar os sinais corporais de fome e de saciedade. Lembre-se de que alguns derramamentos e acidentes serão inevitáveis, embora com o tempo eles ocorram com menos frequência. Você pode começar a exercitar as seguintes habilidades com seu filho de 36 a 48 meses:

– Servir líquidos de uma jarra para o copo;
– Usar os dedos e a mão para segurar um garfo, aplicar a pressão necessária para cortar alimentos moles e levá-los diretamente e com precisão à boca;
– Limpar a boca com um guardanapo quando for solicitado;
– Aprender a engolir antes de dar outra mordida na comida;
– Servir e comer alimentos líquidos sem derramar muito;
– Abrir recipientes diferentes de alimentos, como potes, sacos, caixas de suco com canudo, etc.;
– Beber de um copo pequeno usando apenas uma mão.

Artigos Relacionados