X
X

Reconhecimento de padrões: o segredo para o desenvolvimento da linguagem

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Um estudo da Universidade de Sydney e da Universidade Nacional da Austrália revelou que o desenvolvimento linguístico das crianças está ligado à capacidade de reconhecer padrões em seu ambiente. Em outras palavras, as crianças que são boas em identificar padrões visuais compreendem melhor a gramática.

Os pesquisadores estudaram 68 crianças entre 6 e 8 anos e as avaliaram em duas tarefas diferentes: conhecimento gramatical e aprendizagem de padrões visuais. Eles descobriram que havia uma conexão relevante entre as crianças que tinham sido capazes de identificar mais sequências de desenhos animados em um computador e aquelas que tiveram os melhores resultados no teste de gramática.

X
banner kinedu desenvolvimento

Isso mostra que as crianças têm uma capacidade impressionante de aprendizado. Mesmo sem estarem cientes disso, seus cérebros continuamente absorvem e calculam padrões e estatísticas. No caso do desenvolvimento da linguagem, elas analisam quais palavras geralmente seguem outras, em que contexto elas são usadas, etc. Este estudo é importante porque fornece a base para a compreensão de que o desenvolvimento linguístico e gramatical é uma habilidade adquirida, e não algo com o qual nascemos. Isso explica porque as crianças adquirem linguagem em ritmos diferentes.

Há muitas atividades simples que você pode fazer diariamente em casa para ajudar o seu filho a aprender a identificar padrões. Por exemplo, enquanto você o veste, faça-o notar os padrões de suas roupas: “Hoje você está vestindo roupas listradas!”. Vocês também podem criar sequências quando estiverem caminhando: “Passo. Passo. Para. Passo. Passo. Para”. Ajude o seu filho a criar os próprios padrões usando materiais diferentes, como massinha, giz de cera ou até mesmo cereal.

Estamos cercados por padrões. Acostume-se a apontá-los para o seu filho, e você logo verá que ele começará a encontrá-los sozinho! Isso estimulará o desenvolvimento linguístico dele.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!