Uma parte importante de deixar o seu relacionamento à prova de bebê é a divisão do trabalho. Caso você ainda não saiba, ter um filho envolve muitas novas responsabilidades e tarefas. É bom pensar que podemos dar conta de tudo, mas a verdade é que muitas vezes precisamos de ajuda. Todas as tarefas domésticas contam. Há muitos estudos que estabelecem que é muito comum o ressentimento entre o casal depois que o bebê nasce. Quando algo tão simples quanto tirar o lixo tem o potencial de atrapalhar o relacionamento e criar um conflito, percebe-se o quanto é importante estabelecer papéis e responsabilidades no lar.

O ressentimento pode ocorrer em ambas as direções: você pode sentir que está carregando o peso do mundo sobre seus ombros e que seu parceiro não faz nada, e ele pode sentir que você o deixa de lado e não lhe pede ajuda. Para diminuir a probabilidade de isso acontecer, escreva duas listas de tarefas (uma relacionada ao bebê e outra relacionada ao trabalho doméstico). Seja bem específica, defina até os dias em que as coisas devem ser feitas (por exemplo, dar banho no cachorro todos os sábados) e, juntos, decidam do que cada um cuidará.

banner kinedu prenatal ptPowered by Rock Convert

Não esqueça de dizer “obrigado!” e “bom trabalho!”. Esses pequenos gestos e palavras de gratidão farão com que seu parceiro se sinta mais confiante ao realizar uma tarefa e possa querer envolver-se mais e ajudá-la o máximo possível. Vocês também podem planejar uma troca de papéis, ou seja, um dia em que seu parceiro cuida do bebê. Exceto quando você precisar amamentar, seu parceiro passará o dia todo com o bebê e fortalecerá o relacionamento entre eles. Finalmente, programe “reuniões” mensais para rever como se sentiram, se querem mudar a forma como lidam com as coisas e fazer as mudanças relevantes à medida que seu bebê cresce e suas necessidades mudam.

É preciso duas pessoas para ter um bebê, e ninguém conhece melhor o seu relacionamento do que você, então converse com seu parceiro sobre diferentes cenários e possíveis soluções e continue a fortalecer seu relacionamento antes do nascimento.