Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu filho é hiperativo: O que fazer?

Pontos chave:
1. Permita que seu filho se mexa para ajudá-lo a se concentrar.
2. Atividades ao ar livre melhoram a atenção e o controle de impulsos.
3. Música tranquila pode criar um ambiente sereno.
4. Soprar bolhas incentiva a respiração profunda e relaxamento.

As crianças muitas vezes são aconselhadas a ficarem paradas. Isso acontece em diversos lugares – e, às vezes, é realmente necessário, como, por exemplo, na escola ou durante as refeições. Quando elas não estão paradas, é comum que os pais acreditem que elas estejam se comportando mal ou fazendo algo errado. Porém, quando as crianças são muito estimuladas, seus níveis de energia podem passar dos limites.

X
banner kinedu desenvolvimento

O que você pode fazer para ajudar seu filho a se acalmar e se concentrar?

  1. Deixe seu filho se mexer. Ele pode simplesmente estar entediado e sentir a necessidade de ficar em pé e se movimentar. Uma pequena quantidade de movimento físico pode ajudar as crianças a se concentrarem mais. Loren Shlaes, uma terapeuta ocupacional pediátrica de Nova York, sugere permitir que as crianças segurem brinquedos que as acalmem, como uma bola anti-estresse.
  2. Saia de casa. Fazer um passeio é uma boa maneira de ajudar seu filho a prestar atenção. Brincar ao ar livre estimula a produção de dopamina e serotonina – neurotransmissores essenciais para a atenção, o foco, o controle de impulsos e o aprendizado. Algumas crianças se concentram e ouvem muito melhor depois de passear ou simplesmente ficar perto da natureza. O Dr. Swanson sugere que as crianças passem pelo menos uma hora por dia ao ar livre. Um estudo recente da Universidade de Auburn descobriu que uma única atividade de 30 minutos de duração pode aumentar a capacidade de um aluno de prestar atenção na aula.
  3. Toque uma música relaxante. Você pode ajudar a criar um clima mais calmo utilizando música. Tocar uma canção relaxante é uma ótima maneira de diminuir os níveis de energia. De acordo com a National Association for the Education of Young Children, a música ajuda as crianças a controlarem suas emoções da mesma forma que as canções de ninar ajudam a acalmar os bebês.
  4. Brinque com bolhas de sabão. Ao respirar fundo para assoprar a bolha, as crianças estão praticando a respiração profunda, que estimula o relaxamento do corpo. Ensinar seu filho a assoprar bolhas com calma e cuidado pode ajudar a acalmar a mente, o corpo e as emoções dele!

Artigos Relacionados