É normal sentir dor durante o sexo?

A dor durante o sexo é conhecida como dispareunia. Esse tipo de dor apresenta-se como uma cólica, mas começa com a penetração e fica mais forte à medida que a atividade sexual prossegue.

banner kinedu prenatal pt

A dispareunia pode gerar problemas físicos e psicológicos, já que evitar relações sexuais pode causar problemas no relacionamento. Depressão, angústia, rejeição e conflitos são comuns entre os casais com esse problema.

A dispareunia é mais comum entre mulheres que deram à luz ou passaram por procedimentos cervicais. Pode apresentar-se durante a gravidez ou durante o período de amamentação, e está frequentemente relacionada ao ressecamento vaginal, por isso, a utilização de lubrificantes à base de água pode ser útil. Entre outros fatores que podem causar a dispareunia estão: inchaço, infecções, lesões, irritação ou falta de lubrificação, além de fatores emocionais, como depressão, ansiedade, estresse ou um histórico de abuso sexual. É por isso que consultar um profissional de saúde é tão importante. Você pode ser avaliada, obter ajuda e, talvez, algum tratamento ou medicação. Não deixe isso afetar o seu relacionamento. Livre-se da dispareunia o mais rápido possível!