X
X

Suco de frutas: novas orientações

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O suco de fruta é uma bebida popular entre as crianças e os pais os adoram, pois hidratam e fornecem porções de frutas (importante especialmente para os bebês que rejeitam as frutas inteiras). Mas mesmo que o suco seja natural e feito a partir das frutas, ela é uma bebida que deve ser dada livremente para o seu bebê?

O suco de frutas foi liberado para o consumo com moderação a partir dos seis meses de idade, mas a Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou recentemente uma mudança nessas recomendações, sugerindo que o consumo de suco comece apenas depois dos doze meses de idade.

O suco é conhecido por encher as barrigas das crianças, substituindo os alimentos sólidos ou o leite materno, que são mais necessários para os bebês. Embora o suco integral de frutas sem adição de açúcar forneça nutrientes, é muito rico em frutose (o açúcar da fruta!) e pobre em fibras, aumentando o risco de cáries e da ingestão excessiva de calorias.

Comer a fruta é sempre melhor do que beber seu suco – e se o seu filho consumir frutas, ele não precisará de sucos em sua dieta. O suco de frutas não oferece nenhum benefício nutricional para os bebês com menos de 1 ano de idade. Depois de completarem 1 ano, as crianças podem consumir um pouco de suco para complementar uma dieta balanceada, de acordo com sua idade.Se quiser oferecer suco de frutas ao seu bebê, certifique-se de seguir as recomendações abaixo.

X
banner kinedu alimentação bebê
X
banner kinedu saúde

Diretrizes para o consumo de suco da Academia Americana de Pediatria:

  • Bebês de 0 a 12 meses: não oferecer suco de frutas.
  • Crianças de 1 a 3 anos: até 120ml de suco por dia.
  • Crianças de 4 a 6 anos: até 180ml de suco por dia.
  • Crianças de 7 a 18 anos: até 230ml (1 xícara) por dia.

Outras recomendações da AAP:

  • Ofereça e incentive seu filho a comer frutas e legumes diariamente (se seu filho vê você comer frutas, ele se tornará mais propenso a consumi-las também!).
  • Não coloque suco no copo de treinamento para ser consumido ao longo do dia, pois a exposição constante ao açúcar pode aumentar o risco de cáries.
  • Não ofereça suco de frutas na hora de dormir – isso também pode contribuir para o aparecimento de cáries.
  • O suco de frutas não é necessário para uma dieta saudável. O leite materno ou a fórmula são suficientes para os bebês, enquanto a água ou o leite são suficientes para crianças a partir de 1 ano.
  • Se for servir frutas ao seu filho, certifique-se de que não há açúcar adicionado nelas.
  • Se optar por um suco industrializado, certifique-se de que ele seja pasteurizado.
  • Embora o suco de frutas seja utilizado como um remédio caseiro para a desidratação, a constipação ou a diarreia, este não é o tratamento adequado. Nestes casos, entre em contato com o seu pediatra.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!